Gestão da Informação na Administração Municipal: passado, presente e futuro – Caso Município de Albergaria-a-Velha

Autores

  • Sandra Figueiredo
  • Helder Silva

Resumo

A 21 de Novembro de 2008, o Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha (AMA) viu as suas instalações serem inauguradas. Estavam estabelecidos os alicerces para uma mudança na gestão da informação da autarquia. A inauguração do edifício do AMA não serviu apenas para ajudar a desempenhar essas funções mais tradicionalistas, permitiu afirmar este serviço, quer a nível cultural, através do Serviço de Aprendizagem Criativa (SAC), quer a nível da gestão administrativa e processual. Neste último campo, surgiram novas tendências impostas pela modernização administrativa. Concretamente, a desmaterialização documental trouxe novos compromissos a esta unidade, onde surgiram questões relacionadas com a preservação digital, fluxos de trabalho, integridade e autenticidade da informação. Os colaboradores da autarquia tiveram de se adaptar a estas novas realidades, nomeadamente na utilização exclusiva do software de gestão documental. Por outro lado, os arquivistas passaram a ter um papel mais activo na vida do organismo, deixando de resolver os problemas a jusante e passaram a intervir, a montante, junto dos serviços produtores, adquirindo uma visão mais abrangente dos circuitos informacionais, o que permitiu intervenções mais eficazes e proporcionou uma gestão mais económica dos recursos.

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Publicado

2011-10-21