Arquivos Municipais: nótulas ao 4º inquérito nacional

Autores

  • Cristiana Freitas Arquivo Municipal de Ponte de Lima
  • Vitor Marinho Arquivo Municipal de Ponte da Barca

Resumo

No 10º Encontro de Arquivos Municipais, que teve lugar em Leiria, em 2011, foram revelados e disponibilizados a todos os profissionais e à comunidade científica em geral os resultados do 3.º Inquérito aos Arquivos Municipais, dando a conhecer e atualizando, dentro do possível, os dados sobre estas unidades administrativas e culturais.

Decorridos três anos, a presente comunicação tem como objetivo a atualização dos dados mencionados, bem como a obtenção de outros dados que, para além de dar a conhecer a realidade dos arquivos municipais a nível nacional, permitam aferir o seu contributo para a promoção da competitividade das respetivas autarquias, e ainda, obter informações específicas para alimentar o diretório que a BAD pretende implementar.

Biografia Autor

Cristiana Freitas, Arquivo Municipal de Ponte de Lima

Licenciada em História – Ramo Científico, com Pós-graduação em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999) e Mestre em Informação, Comunicação e Novos Média pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2011), com a tese intitulada “A autenticidade dos objectos digitais”.

Iniciou a sua carreira como profissional da informação na Universidade do Porto, onde exerceu funções de técnica superior no Arquivo da Faculdade de Engenharia - FEUP (1999-2002), e desde 2002 é técnica superior responsável pelo Arquivo Municipal de Ponte de Lima, tendo sido nomeada responsável pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima entre 2007- 2010 e novamente entre 2012-2013.

Foi docente da disciplina de História no 3º ciclo de ensino básico e secundário (1997). É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua nas áreas de Didáctica Específica (História), Ciências Documentais e Organização de Bibliotecas Escolares.

Foi formadora, entre outros, no Curso Técnico de Informação BAD / Biblioteca e Serviço de Documentação da Escola Profissional de Paredes de Coura (1999), nos cursos de Técnicos Profissionais de Biblioteca e no curso de Técnicos Profissionais de Arquivo, promovidos pela BAD, que decorreram em Viana do Castelo, entre 2002 e 2005, e no Curso de Gestão Documental, promovido pela CIM-Alto Minho, em 2013.

Tem diversos artigos publicados, em Portugal e no estrangeiro, e tem participado com comunicações em congressos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2014-11-14