A Macroestrutura Funcional e o Plano de Classificação: caso prático

Autores

  • Nuno Miguel Marques Município de Vila do Bispo
  • Sónia Isabel Negrão Município de Albufeira

Resumo

A comunicação está enquadrada dentro da temática da Macroestrutura Funcional (MEF), aplicada à Administração local, dividindo-se em duas partes complementares. Uma primeira parte, que aborda a MEF de uma perspetiva teórica, revelando a sua estrutura, princípios basilares e vantagens na utilização, e de igual modo uma breve explicação sobre o modo de integração e construção de Planos de Classificação conforme à MEF. Fase complementada através da exposição da vertente prática de implementação de Planos de Classificação conforme à MEF em duas entidades, o Município de Albufeira (MA) e o Município de Vila do Bispo (MVB), ambos pertencentes à Rede de Arquivos do Algarve. Neste quadro, será dado a conhecer as etapas que acompanharam a implementação, sublinhando os pontos fortes e menos fortes do processo de implementação, dentro da perspetiva de funcionalidade e operacionalidade do instrumento de gestão da informação arquivística nas entidades. Tendo em conta a distinção entre projetos, salvaguardam-se as respetivas diferenças metodológicas na implementação de planos de classificação conforme à MEF.

Biografias Autor

Nuno Miguel Marques, Município de Vila do Bispo

Licenciado em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE e Pós-graduado em Ciências Documentais, ramo Arquivologia pela Universidade de Évora

Sónia Isabel Negrão, Município de Albufeira

Licenciada em História, via ensino, com especialização em Ciências da Informação - Arquivos, pela Universidade de Évora.

Downloads

Publicado

2014-11-14