Do plano de classificação arquivístico para a Administração Local ao plano de classificação para a Administração: uma mudança de paradigma

Autores

  • Rosa Bela Azevedo Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas

Resumo

A Administração para a execução das suas funções necessita cada vez mais da interação dos organismos que a compõem. Para que essa interação aconteça, é necessário que todos os organismos utilizem a mesma linguagem (interoperabilidade semântica) e que partilhem, assim, a mesma estrutura de classificação para a gestão da informação no âmbito da prossecução suas funções. A fim de que esta premissa seja possível, a Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, em parceria com os organismos da Administração, encontra-se a produzir um único plano de classificação, passível de ser utilizado por toda a Administração, quer seja pelos organismos da Administração central, local ou mesmo ainda de empresas públicas que desempenhem funções na esfera do Estado; esse plano de classificação de natureza funcional será transversal a toda a Administração e permitirá a tão necessária interoperabilidade semântica.

Um dos instrumentos utilizados para a gestão da informação nos organismos da Administração Pública são os planos de classificação. Estes reproduzem com exatidão a forma como a informação foi produzida, sendo por consequência um espelho da organização.

Não pretendendo de forma alguma elencar de forma exaustivo todo o tipo de planos de classificação que até ao presente tem vigorado nas organizações da Administração, cabe-nos aqui, no âmbito da apresentação deste trabalho, efetuar uma breve análise de alguns planos de classificação.

Downloads

Publicado

2014-11-14