Gestão e preservação a longo prazo de objectos digitais: o caso do Arquivo Municipal de Ponte de Lima

Autores

  • Cristiana Freitas Município de Ponte de Lima - Arquivo Municipal

Resumo

Esta comunicação tem como principal objectivo dar a conhecer os projectos que têm vindo a ser desenvolvidos pelo Arquivo Municipal de Ponte de Lima, desde 2005, no que se refere à digitalização de documentos e à recente implementação de um repositório digital capaz de gerir e armazenar objectos digitais, preservando-os e mantendo-os acessíveis.
Em plena Sociedade da Informação, os profissionais da informação têm hoje como principais desafios a gestão e a preservação da informação gerada ou mantida em ambiental digital, devendo, por essa razão, assumir um novo posicionamento enquanto gestores de informação produzida e usada em qualquer contexto orgânico produtor de fluxo informacional. Neste contexto, é fundamental a intervenção precoce dos seus profissionais na concepção e implementação de sistemas de informação de forma a assegurar que todos os objectos digitais com valor secundário, produzidos por um sistema, sejam preservados como autênticos, fidedignos, inteligíveis e utilizáveis.

Biografia Autor

Cristiana Freitas, Município de Ponte de Lima - Arquivo Municipal

Licenciada em História – Ramo Científico, com Pós-graduação em Ciências Documentais – opção Arquivo pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestrado em Informação, Comunicação e Novos Média pela Universidade de Coimbra.
Iniciou a sua carreira como profissional da informação no Arquivo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1999, e desde 2002 exerce funções como responsável pelo Arquivo Municipal de Ponte de Lima, tendo sido nomeada responsável pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima entre 2007 e 2010.
Foi docente da disciplina de História no ensino básico e secundário (1997). Foi formadora no curso de Técnico de Informação BAD/Biblioteca e Serviço de Documentação da Escola Profissional de Paredes de Coura (1999), no curso de Técnicos Profissionais de Biblioteca e no curso de Técnicos Profissionais de Arquivo, da BAD, que decorreram em Viana do Castelo, entre 2002 e 2005.

Downloads

Publicado

2011-10-21