MoReq2010 – Uma Apresentação

Autores

  • Ricardo Vieira
  • José Borbinha

Resumo

O MoReq2010, “Requisitos Modulares para Sistemas de Documentos de Arquivo”, é uma especificação de requisitos para sistemas de gestão de documentos de arquivo e foi publicado em Junho de 2011 pelo DLMFórum. A nova especificação, ao contrário do MoReq2, apresenta uma visão e modelo de requisitos completamente diferente dos seus antecessores. Foi adoptada uma nova estrutura baseada em módulos permitindo uma maior flexibilidade, customização e actualização da especificação a pensar já nos próximos passos da mesma. De facto, segundo o DLM-Fórum, o MoReq2010 apresenta já a estrutura, processos e organização que as futuras versões irão ter. Este artigo tem como objectivo a descrição sucinta do novo MoReq2010 não substituindo no entanto, para total compreensão, da consulta do documento oficial. O artigo começa por fazer o enquadramento do MoReq na área de gestão de documentos de arquivo para logo de seguida resumir a história do MoReq2010 e o seu conteúdo. No final é feita uma análise das principais mudanças e impactos da nova especificação em relação às versões anteriores do MoReq.

Biografias Autor

Ricardo Vieira

Ricardo Vieira é Investigador do Grupo de Sistemas de Informação do INESC-ID. É também aluno de Doutoramento em Engenharia Informática e Computadores no Instituto Superior Técnico (IST).
Participa em representação do INESC-ID nos Projectos Europeus SHAMAN e TIMBUS. Os seus interesses de investigação incluem preservação digital, gestão de documentos de arquivo, arquitecturas empresariais e gestão de requisitos com vários artigos já publicados em conferências internacionais.
Recebeu o diploma de Mestre em Engenharia Informática e Computadores pelo Instituto Superior Técnico em Outubro de 2010.

José Borbinha

José Borbinha é Professor do Departamento de Informática do IST e Investigador do Grupo de Sistemas de Informação do INESC-ID. É licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e doutorado em Engenharia Informática e de Computadores  pelo IST.
Tem desenvolvido actividade de engenharia e investigação na área de Sistemas de Informação, em particular nos aspectos de modelação, desenho, arquitecturas, integração e normalização. Em concreto, tem focado actividade em contextos particulares, com destaque para os cenários de preservação digital, “e-science”, informação geográfica e bibliotecas e arquivos digitais.
Foi Director dos Serviços de Inovação e Desenvolvimento da Biblioteca Nacional entre 1999 e 2004, onde lançou a Iniciativa da Biblioteca Nacional Digital e a renovação da infra-estrutura tecnológica da PORBASE. Tem participado e coordenado vários projectos nacionais e internacionais relacionados com publicação digital e bibliotecas digitais, envolvendo unidades de investigação, bibliotecas e arquivos.
Foi consultor da Comissão Europeia, no âmbito do programa IST – Information Society and Technology e da NSF – National Science Foundation (Estados Unidos). Tem sido ainda membro regular dos Comités de Programa das mais importantes conferências especializadas em bibliotecas digitais (JCDL, ECDL/TPDL, ICADL e RCDL), sendo ainda membro do Comité Editorial do JDL – Journal of Digital Libraires, publicado pela Springer.
É membro da Ordem dos Engenheiros (dos colégios de Engenharia Electrotécnica e de Engenharia Informática), do IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers, da ACM - Association for Computer Machinery, da INCOSE - International Council on Systems Engineering, e da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Foi membro fundador do IEEE TCDL – Technical Committee on Digital Libraries, do qual foi o "chair" eleito entre 2008 e 2010.

Downloads

Publicado

2011-10-21