Os serviços educativos nos arquivos municipais portugueses e a memória local

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as atividades do serviço educativo dos arquivos municipais. Faz-se uma apreciação dos 48 arquivos municipais portugueses, registados no Diretório BAD–Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, sobre se possuem um serviço educativo que trabalha para e com a comunidade local os temas da sua região, se estão direcionados para o trabalho da memória de quem os produziu e se dão a conhecer aos cidadãos da sua região o respetivo património arquivístico à sua guarda. O serviço educativo é muito importante no arquivo, que deve dar a conhecer os fundos e coleções, proporcionando e criando material formativo, apoiando programas educativos municipais de promoção da cultural local, etc. A recolha de dados foi realizada por observação no Diretório e através da realização de um inquérito por questionário dirigido aos responsáveis destes arquivos. Foram detetados obstáculos nas estruturas organizacionais dos arquivos que podem impossibilitar a existência do SE, nomeadamente a falta de tratamento técnico dos fundos, a falta de técnicos especializados, poucos recursos humanos e a falta de espaços. Verificou-se uma opinião muito positiva sobre a incidência do serviço educativo no contacto com os documentos originais e no apoio ao ensino da História, valorizando a história local/regional, a partir dos fundos e coleções de cada arquivo municipal. Nas considerações finais defende-se um serviço educativo que deverá ser posicionado na difusão e na comunicação da memória preservada no seu património arquivístico.

Biografias Autor

Luísa Alvim, CIDEHUS - Universidade de Évora. Arquivo Municipal Alberto Sampaio

Doutora em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora (2016) com a investigação intitulada A Missão Social da Biblioteca Pública: uma visão das bibliotecas públicas portuguesas a partir do Facebook. Mestre em Ciência da Informação (2011). Pós-graduada em Ciências Documentais (1992). Licenciada em Filosofia (1985). Investigadora do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação) no Arquivo Municipal Alberto Sampaio, Município de V.N. Famalicão. Foi Chefe de Divisão da Cultura entre 1999 e 2006, funções diretivas na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão e funções técnicas na Casa de Camilo - Museu e Centro de Estudos.

Trabalhou anteriormente no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) e no Município do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico.
Foi docente na Pós-graduação Ciências Documentais, Universidade Portucalense, Porto e na ESEIG-IPP na licenciatura Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação. Tem artigos publicados em revistas da especialidade e em livros de coordenação diversa e artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Pertence à equipa de coordenação do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus – BAD. Exerce o cargo de vogal do sector de formação para o triénio 2017-2019 no Conselho Diretivo Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Desempenhou nesta associação cargos diretivos na formação 2007-2010, secretária 2010-2013, vogal do Conselho Fiscal 2014-2016.

Email mluisa.alvim@gmail.comluisaalvim@uevora.pt

Facebook http://www.facebook.com/luisa.alvim 

Página pessoal http://luisaalvim.wordpress.com/

Linkedin https://www.linkedin.com/in/luisaalvim

Alexandra Vidal

Arquivista no Arquivo Distrital de Braga – Projecto Arquivo IFIP WG 2.1 Arquivista no Arquivo Histórico da Igreja Lusitana (comunhão anglicana de Portuga), desde Março de 2015. Formadora nas empresas Formaçaonline e E-learn (e-learning), desde 2015. Investigadora do Projecto SIGILLVM – Corpus de selos portugueses, desde Setembro de 2015. Mestre em Ciências da Informação e Documentação – variante Arquivo pela Universidade Fernando Pessoa. Tem desenvolvido a sua atividade profissional no ensino público (disciplinas de História e Cidadania e Mundo Atual) e no estrangeiro (Gestão Documental). Desde 2010 colabora com o Arquivo Municipal do Porto – Casa do Infante (regime de voluntariado) na área de descrição arquivística de diversos sistemas de informação. Atualmente é arquivista na Igreja Lusitana onde desenvolve o seu trabalho de investigação em ciência da Informação e aluna de doutoramento, nesta área, na Faculdade de Ciências da Documentação da Universidade Complutense de Madrid.

Downloads

Publicado

2019-10-17