Os utilizadores do Arquivo Municipal de Sines: uma proposta de estudo

Autores

  • Sandra Patrício Câmara Municipal de Sines

Resumo

O Arquivo Municipal de Sines recebeu um novo espaço para a informação definitiva e para as relações com os seus utilizadores em 2006, no Centro de Artes de Sines. Passados vários anos e a colocação em linha da base de dados do Arquivo Municipal urge compreender não apenas quantos cidadãos já recorreram a este serviço, mas também quais são as suas necessidades e de que forma o Arquivo Municipal pode melhorar as suas ofertas, diversificar o seu público e desempenhar um papel mais relevante na comunidade local.

Apresenta-se aqui o projecto de estudo dos utilizadores do Arquivo Municipal entre 2017 e 2019 no que respeita à sua mediação em relação à informação que custodia, preserva e comunica.

Biografia Autor

Sandra Patrício, Câmara Municipal de Sines

Sandra Cristina Patrício da Silva licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2004, instituição onde concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Arquivo, em 2006. É mestre em Ciências da Informação e da Documentação na Universidade de Évora, sob o tema da Avaliação de Documentos de Arquivo, com a dissertação O Que o Estado Português Quis Guardar em 2011. Obteve o grau de Doutor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2018, com a tese Sistemas de informação das administrações civis no concelho de Sines: 1655-1855.

Desde 2005 é responsável pelo Arquivo Municipal de Sines, onde coordena a organização, em curso, do sistema de arquivos da Câmara Municipal de Sines (Arquivo Geral, Arquivo Histórico, Arquivo dos Serviços Técnicos), de forma a possibilitar a gestão integrada de arquivos correntes e definitivos. Tem vindo também a coordenar a elaboração dos instrumentos de descrição do Arquivo Municipal de Sines, acessíveis no sítio electrónico da Câmara Municipal de Sines e o Serviço Educativo do Arquivo Municipal, integrado no Centro de Artes de Sines.

É ainda, desde 2018, coordenadora do Grupo de Património e Cultura da associação COMSines.

Downloads

Publicado

2019-10-17