Estratégias de avaliação de impactos em serviços de informação

das abordagens experimentais à ciência cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1636

Palavras-chave:

Avaliação de impactos, Serviços de Informação, Metodologias qualitativas

Resumo

O tema da avaliação de impactos em Serviços de informação tem vindo a ganhar relevância desde o aparecimento, em 2014, da norma internacional sobre Métodos e procedimentos para avaliar o impacto das bibliotecas - ISO 16394. A norma sugere como metodologias preferenciais as qualitativas, dando destaque à convergência de métricas nas áreas da avaliação do impacto nos indivíduos, impacto na instituição de tutela ou na comunidade e impacto social e definindo três métodos para a recolha de evidências: inferição, solicitação e observação. Tendo por base trabalho desenvolvido no âmbito da investigação sobre avaliação em Ciência da Informação, apresentam-se as estratégias seguidas no setor de Informação-Documentação, contemplando uma trajetória iniciada com abordagens experimentais até à estratégia atual de envolver os cidadãos e as cidadãs nas várias fases do processo avaliativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Leonor Gaspar Pinto, CHAM-FCSH/NOVA-UAÇ

investigadora integrada do CHAM- Centro de Humanidades

Paula Ochoa, NOVA FCSH

Professora Auxiliar na NOVA FCSH, Ciência de informação

Referências

AABØ, S. (2005) - Are public libraries worth their price? A contingent valuation study of Norwegian public libraries. New library world [Em linha]. V.106, N.11/12, p.487-494. doi 10.1108/03074800510634973

BONN, A. [et. al.] (2016) - Green book Citizen Science strategy 2020 for Germany [Em linha]. [Leipzig, Berlim]: GEWISS. [Consult. 23 dez. 2020]. Disponível em: https://www.buergerschaffenwissen.de/sites/default/files/assets/dokumente/gewiss_cs_strategy_englisch_0.pdf

Bonney, R. [et al.] (2009) - Can citizen science enhance public understanding of science? Public Understanding of Science. V.25, N.1, p.2-16.

BROPHY, P. (2006) - Measuring library performance: principles and techniques. London: Facet Publishing.

CATTS, R.; LAU, J. (2008) - Towards information literacy indicators. Paris: UNESCO.

CULLEN A. E.; CORYN, C. L. S.; RUGH, J. (2011) - The politics and consequences of including stakeholders in international development evaluations. American Journal of Evaluation. V.32, N.3, p.345–361.

DENZIN, N. K. (2010) - Moments, mixed methods, and paradigm dialogs. Qualitative Inquiry, V.16, N.6, 419-427.

EVE, J.; BROPHY, P. (2001) -The value and impact of end-user IT services in public libraries. Manchester: CERLIM. Relatório final do projecto VITAL.

FERRARI, A. (2013) - DIGCOMP: a framework for developing and understanding digital competence in Europe [Em linha] Seville: EC JRC IPTS. [Consult. 24 dez. 2020]. Disponível em: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC83167/lb-na-26035-enn.pdf

GEOGHEGAN, H. [et al.] (2016) - Understanding motivations for citizen science [Em linha]: final report on behalf of UKEOF, University of Reading, Stockholm Environment Institute (University of York) and University of the West of England. [Consult. 21 dez. 2020]. Disponível em: http://www.ukeof.org.uk/resources/citizen-science-resources/MotivationsforCSREPORTFINALMay2016.pdf

GOODALL, D. L.; BROPHY, P. (1997) - A comparable experience? Library support for franchised courses in higher education. Preston: CERLIM, University of Central Lancashire.

HOLT, G. E.; ELLIOTT, D.; MOORE, A. (1999) - Placing a value on public library services. Public libraries. V. 38, N.2, p. 98-108.

IMHOLZ, S.; WEIL, J. (2007) - Worth their weight: an assessment of the evolving field of library valuation. New York: Americans for Libraries Council.

ISO 16439. (2014) - Methods and procedures for assessing the impact of libraries.

LAU, J. (2006) - Guidelines on information literacy for lifelong learning: [Em linha]: final draft. Boca del Rio, México: IFLA. [Consult. 21 dez. 2020]. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-en.pdf

LINDAUER, B. G. (1998) - Defining and measuring the library’s impact on campus wide outcomes. College & research libraries news. V.59, N.6, p.546-569.

MARKLESS, S.; STREATFIELD, F. (2004) - Improve your library: a self-evaluation process for secondary school libraries and learning resource centres. London: Department for Education and Skills.

MARKLESS, S.; STREATFIELD, D. (2006) - Evaluating the impact of your library. London: Facet Publishing.

MELO, L. B.; PIRES, C. (2009) - O impacto das fontes electrónicas de informação nas bibliotecas académicas portuguesas: uma avaliação quantitativa. In A Ciência da Informação criadora de conhecimento. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. V. 2, p.167-179.

OCHÔA, P. (1993) - Estudo do impacte dos projectos comunitarios para bibliotecas no Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro (1989-1993). Sheffield: University of Sheffield. Dissertação para obtenção do grau de Master of Science in Information Management.

PETTIBONE, L., [ et al.] (2016) - Citizen science for all: a guide for citizen science practitioners. [Em linha]. [S.l.]: Schaffen Wissen (GEWISS). [Consult,. 23 dez. 2020]. Disponível na Internet: https://www.buergerschaffenwissen.de/sites/default/files/grid/2017/11/20/handreichunga5_engl_web.pdf

PINTO, L. G. (2012) - Dimensões estratégicas e emergentes da avaliação do desempenho: modelos, dinâmicas e impactos na Rede de Bibliotecas Municipais de Lisboa (1989-2009). Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá. Tese de doutoramento. Também disponível em: https://www.educacion.gob.es/teseo/imprimirFicheroTesis.do?idFichero=DadIzIvS9PU%3D

POWELL, R. R. (2006) - Evaluation research: an overview. Library trends. V.55, N. 1 (Summer), p.102-120.

Museums, Libraries & Archives Council (2008) - Inspiring learning. Winchester: MLA South East.

SERRANO SANZ, F. [et al.] (2014) - White paper on citizen science for Europe [Em linha]. [S.l.]: Socientize Consortium, European Commission. [Consult. 23 dez. 2020]. Disponível em: https://ec.europa.eu/futurium/en/system/files/ged/socientize_white_paper_on_citizen_science.pdf

STERN, E. [et al.] (2012) - Broadening the range of designs and methods for impact evaluations [Em linha]. London: Department for International Development DFID. [Consult. 21 dez. 2020]. Disponível em: https://www.oecd.org/derec/50399683.pdf .

STREATFIELD, D., MARKLESS, S. (2009) - What is impact assessment and why is it important? Performance Measurement and Metrics. V.10, N.2, 134-141.

STREATFIELD, D., MARKLESS, S. (2010) - Impact evaluation, advocacy and ethical research: some issues for national strategy development? In IFLA General Conference and Assembly, 76, Gotemburg, 2010. [Consult. 21 dez. 2020]. Disponível em: https://www.ifla.org/past-wlic/2010/97-markless-en.pdf

TOWN, J., STEIN, J., (2015) - Ten Northumbria Conferences: the contribution to library management. Library Management [Em linha]. V.36, N.3. doi: 10.1108/lm-11-2014-0135.

UNESCO. Communication and Information Sector; Institute for Statistics (2013) - Global media and information literacy assessment framework [Em linha]: country readiness and competencies. Paris: UNESCO. [Consult. 21 dez. 2020]. Disponível em: http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/resources/publications-and-communication-materials/publications/full-list/global-media-and-information-literacy-assessment-framework/

VOORBERG, W., [et al.] (2014) - A Systematic Review of Co-Creation and Co-Production: Embarking on the social innovation journey. Public Management Review. Vol. 17. N.9, p. 1333-1357. DOI: 10.1080/14719037.2014.930505

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

Gaspar Pinto, L., & Ochoa, P. (2021). Estratégias de avaliação de impactos em serviços de informação: das abordagens experimentais à ciência cidadã. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1636

Edição

Secção

Artigos