A ciência cidadã e o design thinking

uma proposta embrionária de um sistema de gestão social (governing the commons) em uma comunidade ribeirinha no Amazonas, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2700

Palavras-chave:

Ciência cidadã, Design thinking, Gestão Social, Amazonas – Brasil

Resumo

Ao abordar sobre as estratégias de relacionamento entre a ciência e a sociedade, pode-se mencionar a ciência cidadã como um modelo relacional crucial para a garantia do processo de desenvolvimento de novas estratégias do fazer científico na sociedade. A proposta desse estudo tem como objetivo apresentar uma iniciativa embrionária da construção de um sistema de gestão social de governingthecommons em uma comunidade ribeirinha, localizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, baseada nos princípios da ciência cidadã e aplicada a partir da filosofia de trabalho do design thinking. O método de elaboração do desenho do sistema está sendo construído com base na imersão e na prototipação desenvolvido com o design thinking – divido em três fases: Fase I (Análise das demandas), Fase II (Prototipação da aplicação do sistema) e a Fase III (Testes iniciais e implementação). A proposta foi iniciada em janeiro de 2020, porém devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) o projeto se encontra interrompido na execução da fase de I, no aguardo das tratativas sanitárias sobre o retorno das atividades de pesquisa em campo para retomar os estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Diego Leonardo de Souza Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (desde 2021). Mestre em Engenharia de Produção e Especialista com MBA Executivo em Engenharia de Produção e Gestão em Engenharia da Qualidade Total pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Especialista em Gestão Tecnológica da Informação pela Escola Superior da Amazônia (2012). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2010). Têm experiências nas áreas da Gestão Documental, Arquivística e Tratamento Técnico de Material Informacional. Possui interesses de pesquisa nas áreas de Gestão, Organização, Produção e Compartilhamento da Informação e do Conhecimento, com ênfase para a Gestão da Qualidade em Informação, Gestão da Inovação e Processos de Desenvolvimento de Novos Serviços. É membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e Conhecimento na Amazônia (GICA/UFAM) e do grupo de divulgação científica "Ciência Brasileira É de Qualidade". Atualmente, exerce o cargo de Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM).

Referências

Brown, T. (2009). Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. Harper Collins.

Eitzel, M.V., Capadonna, J.L., Santos-Lang, C., Duerr, R.E., & Virapongse, A (2017). Citizen Science Terminology Matters: Exploring Key Terms. Citizen Sciene: Theory and Pactice.

European citizen science association. (2015). Dez princípios da ciência cidadã. https://ecsa.citizen-science.net/sites/default/files/ecsa_ten_principles_of_cs_portuguese.pdf.

Maia, M. (2005). Gestão social: reconhecendo e construindo referenciais. Revista Virtual Textos & Contextos,9 (5).

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

Fonseca, D. L. de S. (2022). A ciência cidadã e o design thinking: uma proposta embrionária de um sistema de gestão social (governing the commons) em uma comunidade ribeirinha no Amazonas, Brasil. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2700