O podcast como instrumento de popularização da comunicação científica
o caso dos projetos de extensão nas universidades públicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2701Palavras-chave:
Podcast, Comunicação Científica, Universidades públicas – BrasilResumo
Ao abordar a necessidade de promover o acesso aberto ao conhecimento científico, pode-se mencionar a divulgação científica como um instrumento essencial de propagação da ciência na sociedade. A imersão dos podcasts na sociedade e na própria comunicação científica advém de um cenário de desenvolvimento tecnológico e de inclusão social, cuja relação das pessoas com o conteúdo difundido nas plataformas de streaming passou a fazer parte do cotidiano, principalmente pelo acesso nos dispositivos móveis. Dentro da comunidade acadêmica, os podcasts surgiram a partir das iniciativas dos projetos de extensão com o objetivo de popularizar a ciência a partir da proposta de divulgação científica, tendo como enfoque a alcançabilidade da comunidade não acadêmica, o combate a desinformação e a necessidade de promover o acesso ao conhecimento científico de maneira mais informal. O objetivo desse estudo foi de analisar a propositura de alguns projetos de extensão de universidades públicas brasileiras que se utilizam do podcast como instrumento de difusão e popularização da ciência no Brasil. O estudo ainda está em andamento com a finalidade de ampliar os nichos de investigação sobre o uso das plataformas digitais e do streaming para a popularização da ciência nas universidades públicas do Brasil.
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Referências
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