O podcast como instrumento de popularização da comunicação científica

o caso dos projetos de extensão nas universidades públicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2701

Palavras-chave:

Podcast, Comunicação Científica, Universidades públicas – Brasil

Resumo

Ao abordar a necessidade de promover o acesso aberto ao conhecimento científico, pode-se mencionar a divulgação científica como um instrumento essencial de propagação da ciência na sociedade. A imersão dos podcasts na sociedade e na própria comunicação científica advém de um cenário de desenvolvimento tecnológico e de inclusão social, cuja relação das pessoas com o conteúdo difundido nas plataformas de streaming passou a fazer parte do cotidiano, principalmente pelo acesso nos dispositivos móveis. Dentro da comunidade acadêmica, os podcasts surgiram a partir das iniciativas dos projetos de extensão com o objetivo de popularizar a ciência a partir da proposta de divulgação científica, tendo como enfoque a alcançabilidade da comunidade não acadêmica, o combate a desinformação e a necessidade de promover o acesso ao conhecimento científico de maneira mais informal. O objetivo desse estudo foi de analisar a propositura de alguns projetos de extensão de universidades públicas brasileiras que se utilizam do podcast como instrumento de difusão e popularização da ciência no Brasil. O estudo ainda está em andamento com a finalidade de ampliar os nichos de investigação sobre o uso das plataformas digitais e do streaming para a popularização da ciência nas universidades públicas do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Diego Leonardo de Souza Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (desde 2021). Mestre em Engenharia de Produção e Especialista com MBA Executivo em Engenharia de Produção e Gestão em Engenharia da Qualidade Total pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Especialista em Gestão Tecnológica da Informação pela Escola Superior da Amazônia (2012). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2010). Têm experiências nas áreas da Gestão Documental, Arquivística e Tratamento Técnico de Material Informacional. Possui interesses de pesquisa nas áreas de Gestão, Organização, Produção e Compartilhamento da Informação e do Conhecimento, com ênfase para a Gestão da Qualidade em Informação, Gestão da Inovação e Processos de Desenvolvimento de Novos Serviços. É membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e Conhecimento na Amazônia (GICA/UFAM) e do grupo de divulgação científica "Ciência Brasileira É de Qualidade". Atualmente, exerce o cargo de Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM).

Referências

Barros, G.C.; Eziquiel, M. (2007). Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã. Revista de Economia Política de las Tecnologias de la Informmación y Comunicación, 9(01).

Minas faz ciência. (2018). Ouvir ciência: conheça podcasts de divulgação científica. http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/.

Mueller, S.P.M. (2006). A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, 35(2), 27-38.

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

Fonseca, D. L. de S. (2022). O podcast como instrumento de popularização da comunicação científica: o caso dos projetos de extensão nas universidades públicas brasileiras. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2701