A ciência cidadã e o design thinking
uma proposta embrionária de um sistema de gestão social (governing the commons) em uma comunidade ribeirinha no Amazonas, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2700Palavras-chave:
Ciência cidadã, Design thinking, Gestão Social, Amazonas – BrasilResumo
Ao abordar sobre as estratégias de relacionamento entre a ciência e a sociedade, pode-se mencionar a ciência cidadã como um modelo relacional crucial para a garantia do processo de desenvolvimento de novas estratégias do fazer científico na sociedade. A proposta desse estudo tem como objetivo apresentar uma iniciativa embrionária da construção de um sistema de gestão social de governingthecommons em uma comunidade ribeirinha, localizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, baseada nos princípios da ciência cidadã e aplicada a partir da filosofia de trabalho do design thinking. O método de elaboração do desenho do sistema está sendo construído com base na imersão e na prototipação desenvolvido com o design thinking – divido em três fases: Fase I (Análise das demandas), Fase II (Prototipação da aplicação do sistema) e a Fase III (Testes iniciais e implementação). A proposta foi iniciada em janeiro de 2020, porém devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) o projeto se encontra interrompido na execução da fase de I, no aguardo das tratativas sanitárias sobre o retorno das atividades de pesquisa em campo para retomar os estudos.
Downloads
Referências
Brown, T. (2009). Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. Harper Collins.
Eitzel, M.V., Capadonna, J.L., Santos-Lang, C., Duerr, R.E., & Virapongse, A (2017). Citizen Science Terminology Matters: Exploring Key Terms. Citizen Sciene: Theory and Pactice.
European citizen science association. (2015). Dez princípios da ciência cidadã. https://ecsa.citizen-science.net/sites/default/files/ecsa_ten_principles_of_cs_portuguese.pdf.
Maia, M. (2005). Gestão social: reconhecendo e construindo referenciais. Revista Virtual Textos & Contextos,9 (5).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).