Impossível não estar no Facebook! O nascimento das bibliotecas portuguesas na rede social

Autores

  • Luísa Alvim

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.737

Resumo

A rede Facebook passou a dominar o palco das redes sociais e converteu-se na rede mais utilizada em todo o mundo.
Em Portugal, o seu uso é exponencial, o crescimento é muito evidente e permite cada vez mais interação com os seus subscritores. O Facebook é um excelente exemplo de um serviço 2.0, implementa a maioria das características e princípios pertinentes da Web 2.0: criação de perfis pessoais públicos, escrita e leitura online, participação online, visualização e descarregamento de fotografias, criação de grupos de interesse, criação e administração de eventos, integração de blogues, partilha de media, entre muitas outras possibilidades. As bibliotecas portuguesas vão criando posição nas redes sociais, sobretudo no Facebook, com objetivos muito pragmáticos de se aproximar dos jovens e adolescentes, para obter uma proximidade maior com novos utilizadores, para uma maior visibilidade na Web, para promover atividades, dinamizar eventos, implementar novos serviços… na realidade para estabelecer mais contactos com a comunidade.
A comunicação é a palavra-chave desta plataforma aberta na rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Luísa Alvim

Luísa Alvim, mãe de 3 filhos, sonhadora do impossível, autora dos blogues Viva Biblioteca Viva e Camilo 2.0. Licenciada em Filosofia (1985) e pós-graduada em Ciências Documentais (1992), e Mestre em Ciência da Informação (2011). Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação), na Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, desde 1995. Atualmente trabalha na Casa de Camilo - Museu. Centro de Estudos. Trabalhou, anteriormente, na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão, no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) com obras impressas do séc. XV a XVII; e na Câmara do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico. Foi vogal de formação no Conselho Directivo Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, no triénio 2007-2010, continuando atualmente no seu corpo diretivo. Foi docente, desde 2001 a 2008 na Universidade Portucalense, na Pós-graduação Ciências Documentais. Publicou artigos em revistas da especialidade ou em livros de coordenação diversa. É doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Évora.

Página pessoal http://luisaalvim.wordpress.com/
Blogue Viva Biblioteca Viva http://vivabibliotecaviva.blogspot.com/
Blogue Camilo 2.0 http://camilo20.wordpress.com/
Delicious http://del.icio.us/alvimluisa
Twitter http://twitter.com/luisa_alvim
Facebook http://www.facebook.com/luisa.alvim

Downloads

Publicado

31-12-2011

Como Citar

Alvim, L. (2011). Impossível não estar no Facebook! O nascimento das bibliotecas portuguesas na rede social. Cadernos BAD, (1/2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.737

Edição

Secção

Dossier temático