Da Blogosfera ao Facebook: o paradigma da comunicação nas bibliotecas portuguesas

Autores

  • Luísa Alvim

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.752

Resumo

Neste documento analisa-se a situação da presença das bibliotecas públicas e académicas portuguesas na blogosfera e no Facebook. O aparecimento e desenvolvimento de blogues produzidos por bibliotecas é um fenómeno ainda recente em Portugal, atualmente a ser ultrapassado pela rede social Facebook, que passou a dominar o palco das redes sociais e se converteu na mais utilizada em todo o mundo. A implementação de serviços 2.0 pelas bibliotecas tem como finalidade a participação, a interação e uma melhor comunicação com os seus utilizadores. Quais as estratégias que as bibliotecas utilizam para atingir uma melhor comunicação e interação na Web com os seus utilizadores, através dos blogues e das redes sociais? Que uso fazem destas tecnologias da informação e da comunicação? Neste estudo apresenta-se um levantamento da situação e das tendências atuais nestas unidades de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Luísa Alvim

Luísa Alvim, mãe de 3 filhos, sonhadora do impossível, autora dos blogues Viva Biblioteca Viva e Camilo 2.0. Licenciada em Filosofia (1985) e pós-graduada em Ciências Documentais (1992), e Mestre em Ciência da Informação (2011). Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação), na Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, desde 1995. Atualmente trabalha na Casa de Camilo - Museu. Centro de Estudos. Trabalhou, anteriormente, na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão, no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) com obras impressas do séc. XV a XVII; e na Câmara do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico. Foi vogal de formação no Conselho Directivo Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, no triénio 2007-2010, continuando atualmente no seu corpo diretivo. Foi docente, desde 2001 a 2008 na Universidade Portucalense, na Pós-graduação Ciências Documentais. Publicou artigos em revistas da especialidade ou em livros de coordenação diversa. É doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Évora.

Página pessoal http://luisaalvim.wordpress.com/
Blogue Viva Biblioteca Viva http://vivabibliotecaviva.blogspot.com/
Blogue Camilo 2.0 http://camilo20.wordpress.com/
Delicious http://del.icio.us/alvimluisa
Twitter http://twitter.com/luisa_alvim
Facebook http://www.facebook.com/luisa.alvim

Downloads

Publicado

31-12-2010

Como Citar

Alvim, L. (2010). Da Blogosfera ao Facebook: o paradigma da comunicação nas bibliotecas portuguesas. Cadernos BAD, (1/2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.752

Edição

Secção

Dossier temático