Da Blogosfera ao Facebook: o paradigma da comunicação nas bibliotecas portuguesas
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.752Abstract
Neste documento analisa-se a situação da presença das bibliotecas públicas e académicas portuguesas na blogosfera e no Facebook. O aparecimento e desenvolvimento de blogues produzidos por bibliotecas é um fenómeno ainda recente em Portugal, atualmente a ser ultrapassado pela rede social Facebook, que passou a dominar o palco das redes sociais e se converteu na mais utilizada em todo o mundo. A implementação de serviços 2.0 pelas bibliotecas tem como finalidade a participação, a interação e uma melhor comunicação com os seus utilizadores. Quais as estratégias que as bibliotecas utilizam para atingir uma melhor comunicação e interação na Web com os seus utilizadores, através dos blogues e das redes sociais? Que uso fazem destas tecnologias da informação e da comunicação? Neste estudo apresenta-se um levantamento da situação e das tendências atuais nestas unidades de informação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-12-31
How to Cite
Alvim, L. (2010). Da Blogosfera ao Facebook: o paradigma da comunicação nas bibliotecas portuguesas. Cadernos BAD, (1/2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.752
Issue
Section
Dossier temático
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).