Impossível não estar no Facebook! O nascimento das bibliotecas portuguesas na rede social
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.737Abstract
A rede Facebook passou a dominar o palco das redes sociais e converteu-se na rede mais utilizada em todo o mundo.
Em Portugal, o seu uso é exponencial, o crescimento é muito evidente e permite cada vez mais interação com os seus subscritores. O Facebook é um excelente exemplo de um serviço 2.0, implementa a maioria das características e princípios pertinentes da Web 2.0: criação de perfis pessoais públicos, escrita e leitura online, participação online, visualização e descarregamento de fotografias, criação de grupos de interesse, criação e administração de eventos, integração de blogues, partilha de media, entre muitas outras possibilidades. As bibliotecas portuguesas vão criando posição nas redes sociais, sobretudo no Facebook, com objetivos muito pragmáticos de se aproximar dos jovens e adolescentes, para obter uma proximidade maior com novos utilizadores, para uma maior visibilidade na Web, para promover atividades, dinamizar eventos, implementar novos serviços… na realidade para estabelecer mais contactos com a comunidade.
A comunicação é a palavra-chave desta plataforma aberta na rede.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).