A abordagem contemporânea sobre a cognição humana e as contribuições para os estudos de usuários da informação
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.815Resumo
Este artigo discute questões presentes na ciência da informação que mostram as suas relações com as ciências cognitivas, especificamente no que se refere aos estudos sobre os usuários da informação. Apresenta, inicialmente, conceitos-chave da ciência da informação, cujas influências podem ser encontradas nas abordagens cognitivas tradicionais, que têm influenciado sobremaneira as pesquisas e a prática profissional no que se refere aos usuários da informação. No final, aponta caminhos para que os estudos sobre os usuários possam ter como base os princípios das abordagens contemporâneas sobre o conhecer humano no sentido de demonstrar que é possível observar os usuários não somente do ponto de vista individual ou subjectivo, como muitos autores preferem, mas também como seres inseridos em contextos sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31-12-2005
Como Citar
Borges, M. E. N. (2005). A abordagem contemporânea sobre a cognição humana e as contribuições para os estudos de usuários da informação. Cadernos BAD, (2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.815
Edição
Secção
Dossier temático
Licença
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).