Para uma ética do trabalho académico a partir da literacia de informação

Authors

  • Tatiana Sanches Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação - Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1042

Abstract

Este artigo propõe-se realizar uma reflexão aprofundada sobre o conceito de ética do trabalho académico no ensino superior, sob o enquadramento conceptual da literacia da informação. Propõe-se que, reconhecendo à partida a sua necessidade de informação, o estudante universitário possa desenvolver um conjunto de práticas de pesquisa, localização, seleção e utilização da informação de forma ética, na prossecução de um trabalho académico. Para fundamentar a reflexão acerca desta componente ética, são realizadas uma revisão de bibliografia e a análise de práticas experienciais já relatadas relativamente à utilização da documentação e da informação, particularmente realizadas em bibliotecas escolares.

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Author Biography

Tatiana Sanches, Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação - Universidade de Lisboa

Doutora em Educação, pela Universidade de Lisboa. Mestre em Educação e Leitura, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - UL, pós-graduada em Ciências Documentais – UAL. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses - UNL.

Membro colaborador na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação (UIDEF). Atualmente é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Exerce funções na área das bibliotecas públicas desde 1993 (primeiro como técnica profissional e depois como bibliotecária), tendo sido responsável por um Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares entre 2000 e 2005, e desenvolve a sua atuação nas bibliotecas universitárias desde 2007.

 

Published

2014-07-10

How to Cite

Sanches, T. (2014). Para uma ética do trabalho académico a partir da literacia de informação. Cadernos BAD, (1), 7–17. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1042