Para uma ética do trabalho académico a partir da literacia de informação
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1042Abstract
Este artigo propõe-se realizar uma reflexão aprofundada sobre o conceito de ética do trabalho académico no ensino superior, sob o enquadramento conceptual da literacia da informação. Propõe-se que, reconhecendo à partida a sua necessidade de informação, o estudante universitário possa desenvolver um conjunto de práticas de pesquisa, localização, seleção e utilização da informação de forma ética, na prossecução de um trabalho académico. Para fundamentar a reflexão acerca desta componente ética, são realizadas uma revisão de bibliografia e a análise de práticas experienciais já relatadas relativamente à utilização da documentação e da informação, particularmente realizadas em bibliotecas escolares.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).