Seguir o fio de Ariadne: reconstituição de sistemas de informação pretéritos
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1506Keywords:
sistema de informação, Santa Casa da Misericórdia de Sines, Arquivo Municipal de Sines, documento de arquivo.Abstract
O conhecimento da história das instituições e da sua interacção com o meio social em que se inseriram e actuaram depende muito da existência do seu arquivo. No entanto, quando as instituições não conservaram os seus sistemas de informação, por vicissitudes várias, as possibilidades de reconstituir a sua história ficam muito limitadas.
Este pequeno trabalho tem como objectivo apresentar a tentativa da reconstituição de um sistema de arquivo pretérito a partir dos documentos sobreviventes conservados pelo produtor e por outras instituições que mantiveram com ele relações hierárquicas, temporais e associativas. Seleccionou-se a Santa Casa da Misericórdia de Sines, alvo de um estudo sistemático publicado este ano (Patrício, 2016).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).