Seguir o fio de Ariadne: reconstituição de sistemas de informação pretéritos

Autores

  • Sandra Patrício Câmara Municipal de Sines

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1506

Palavras-chave:

sistema de informação, Santa Casa da Misericórdia de Sines, Arquivo Municipal de Sines, documento de arquivo.

Resumo

O conhecimento da história das instituições e da sua interacção com o meio social em que se inseriram e actuaram depende muito da existência do seu arquivo. No entanto, quando as instituições não conservaram os seus sistemas de informação, por vicissitudes várias, as possibilidades de reconstituir a sua história ficam muito limitadas.

Este pequeno trabalho tem como objectivo apresentar a tentativa da reconstituição de um sistema de arquivo pretérito a partir dos documentos sobreviventes conservados pelo produtor e por outras instituições que mantiveram com ele relações hierárquicas, temporais e associativas. Seleccionou-se a Santa Casa da Misericórdia de Sines, alvo de um estudo sistemático publicado este ano (Patrício, 2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Sandra Patrício, Câmara Municipal de Sines

Sandra Cristina Patrício da Silva licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2004, instituição onde concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Arquivo, em 2006. É mestre em Ciências da Informação e da Documentação na Universidade de Évora, sob o tema da Avaliação de Documentos de Arquivo, com a dissertação O Que o Estado Português Quis Guardar em 17 de Abril de 2011 e doutoranda na Universidade de Lisboa.

Desde 2005 é responsável pelo Arquivo Municipal de Sines, onde coordena a organização, em curso, do sistema de arquivos da Câmara Municipal de Sines (Arquivo Geral, Arquivo Histórico, Arquivo dos Serviços Técnicos), de forma a possibilitar a gestão integrada de arquivos correntes e definitivos. Tem vindo também a coordenar a elaboração dos instrumentos de descrição do Arquivo Municipal de Sines, acessíveis no sítio electrónico da Câmara Municipal de Sines e o Serviço Educativo do Arquivo Municipal, integrado no Centro de Artes de Sines. 

Downloads

Publicado

21-12-2016

Como Citar

Patrício, S. (2016). Seguir o fio de Ariadne: reconstituição de sistemas de informação pretéritos. Cadernos BAD, (1), 187–191. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1506

Edição

Secção

Ensaios, estudos e projetos