Duas de Letra: um grupo de leitores numa biblioteca universitária
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1632Keywords:
grupos de leitores, promoção da leitura, bibliotecas de ensino superiorAbstract
Uma biblioteca académica que serve duas instituições (Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação) da Universidade de Lisboa, tendo plena consciência dos benefícios da leitura e sua partilha, procurou ir mais além nos serviços prestados aos alunos, aos investigadores, aos docentes e inclusive aos não-docentes. Relatam-se as motivações, as condições de implementação e manutenção, os sucessos e os insucessos de manter um grupo de leitores numa biblioteca de ensino superior, sempre com a mesma certeza: reunir vozes em torno de uma leitura de fruição é, na academia, construir um espaço de encontro e diálogo onde se exercita o hábito de pensar e aprender fora do contexto técnico-instrumental, possibilitando a expressão, a cada um, das suas ideias e respeitando e valorizando as ideias dos outros.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-12-20
How to Cite
Costa Matos, G., & Sanches, T. (2018). Duas de Letra: um grupo de leitores numa biblioteca universitária. Cadernos BAD, (1), 62–71. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1632
Issue
Section
Artigos
License
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).