Análise relacional entre princípios FAIR de gestão de dados de pesquisa e normativas internacionais de acessibilidade às pessoas com deficiência

Autores

  • Sonia Aguiar Cruz-Riascos Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciência da Informação
  • Daniela Francescutti Martins Hott Luiz Carlos Martins Maria Tereza Francescutti Martins
  • Laura Vilela Rodrigues Rezende Universidade Federal de Goiás Faculdade de Informação e Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1923

Palavras-chave:

Gestão de dados de pesquisa, Princípios FAIR, Normativas Internacionais, Acessibilidade às pessoas com deficiência

Resumo

No contexto da gestão de dados de pesquisa, este estudo apresenta análise relacional entre o conjunto de princípios orientadores FAIR, considerado de maior relevância na área, para tornar os dados de pesquisa disponíveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis, e a adoção dos padrões internacionais de acessibilidade emanadas pela World Wide Web Consortium (W3C) e pelo European Telecommunications Standards Institute. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem metodológica qualitativa que visa desenvolver um levantamento em websites e uma revisão bibliográfica sobre gestão de dados de pesquisa e acessibilidade para pessoas com deficiência, para então realizar uma análise relacional entre os dois padrões internacionais de acessibilidade supracitados com os princípios FAIR. Conclui-se com o estudo realizado, ao nível teórico-sistêmico que a acessibilidade deixa de ser considerada tanto ao nível de discussão teórica quanto de aplicabilidade no contexto da gestão dos dados de pesquisa, quando se deve garantir o acesso universal de fato. Não se encontram na literatura resultados narrados nesta vertente, embora seja possível observar semelhanças entre estes conjuntos de recomendações analisados. De tal modo, faz-se necessário considerar os marcos regulatórios e padrões internacionais que versam sobre a disponibilização de informações para as pessoas com deficiência ao se planejar ações de gestão de dados de pesquisa.

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Biografias Autor

Sonia Aguiar Cruz-Riascos, Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciência da Informação

Pós-Doutora em Ciência da Informação (UnB). Doutora em Ciência da Informação (UnB). Mestre em Ciência da Informação (UnB). Especialista em Inteligência Competitiva (UnB). Especialista em Administração (UFBA). Graduada em Biblioteconomia (UnB). Atuação profissional na área de Biblioteconomia e Gestão da Informação em Unidades de Informação e Documentação nos setores da indústria e comércio, agricultura, educação e saúde, tendo sido gestora na Rede SaraH de Hospitais do Aparelho Locomotor, lidando com informação em ambiente de acessibilidade. Atualmente, docente na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no curso de Biblioteconomia e no curso de Gestão da Informação. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Repositório Digital da Universidade Federal de Pernambuco, associado ao Grupo de Pesquisa Memória e Sociedade da UFPE, vinculado ao CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão: Acessibilidade Informação e Educação pela UFPE em parceria com o CEFOR da Câmara dos Deputados. Membro do Comitê de Cultura da UFPE. Áreas de estudo e pesquisa: Preservação, Coleções, Cultura, Repositórios Digitais, Acessibilidade e Serviços.

Daniela Francescutti Martins Hott, Luiz Carlos Martins Maria Tereza Francescutti Martins

Doutoranda em Ciência da Informação (UnB). Mestre em Ciência da Informação (UnB). Especialista em Documentação e Informação (UFRJ). Créditos cursados em Especialização de Administração de Sistemas de Informação (UFF). Graduada em Arquivologia (UFF). Analista legislativo em documentação e informação - Arquivista da Câmara dos Deputados desde 1998. Atuou na gestão e na avaliação de documentos digitais; foi membro do Conselho Nacional de Arquivos e membro do TEAM Brasil Projeto InterPARES 3 (2007-2012). Desde dezembro de 2015 integra a equipe multidisciplinar da Coordenação de Acessibilidade na Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão: Acessibilidade Informação e Educação, parceria CEFOR/Câmara dos Deputados com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 2016. Pessoa com deficiência auditiva bilateral de perda severa a profunda. Surda Oralizada.

Laura Vilela Rodrigues Rezende, Universidade Federal de Goiás Faculdade de Informação e Comunicação

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Goiás (UCG); Graduada em Ciência da Computacão pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrando disciplinas relacionadas com Tecnologias da Informação e Comunicação, Inteligência Competitiva, nos cursos da Faculdade de Informação e Comunicação. Representante da Região Centro-Oeste da Rede Cariniana de Preservação Digital (IBICT). Experiência nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação realizando estudos sobre os seguintes temas: Redes sociais de Comunicação, Preservação Digital, Curadoria Digital, Inclusão social e digital, Mediação da informação, Biblioteca Escolar, Gestão da Informação e do conhecimento, Inteligência competitiva, Inovação tecnológica, Recursos Educacionais Abertos (REA), Repositórios Digitais. 

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Publicado

14-01-2019

Como Citar

Cruz-Riascos, S. A., Hott, D. F. M., & Rezende, L. V. R. (2019). Análise relacional entre princípios FAIR de gestão de dados de pesquisa e normativas internacionais de acessibilidade às pessoas com deficiência. Cadernos BAD, (1), 15–29. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1923