Literacia científica e ciência aberta

aproximações

Autores

  • Karyn Munyk Lehmkuhl Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2745

Palavras-chave:

Literacia científica, Ciência aberta, Acesso aberto, Taxonomia da Ciência Aberta

Resumo

O trabalho investigou aproximações e intersecções entre ciência aberta e a literacia científica. Para responder à pergunta de pesquisa foi realizada uma revisão sistematizada da literatura nas bases de dados Web of Science, Scopus e SciELO. Após seleção e leitura dos textos foram idendificados 06 estudos que apresentaram aproximações entre a ciência aberta a literacia científica. Tais aproximações foram identificadas com auxílio da Taxonomia da Ciência Aberta. Ao classificar os estudos de acordo com a Taxonomia foi possível confirmar que a literacia científica tem intersecções em diversos braços da ciência aberta. Destaca-se o papel das bibliotecas universitárias e bibliotecários como educadores e promotores da literacia científica no contexto da ciência aberta. Apesar deste estudo ser preliminar, é perceptível a importância da literacia científica para a promoção e consolidação da ciência aberta.

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Publicado

25-10-2022

Como Citar

Karyn Munyk Lehmkuhl. (2022). Literacia científica e ciência aberta: aproximações. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2745