Literacia científica e ciência aberta
aproximações
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2745Palavras-chave:
Literacia científica, Ciência aberta, Acesso aberto, Taxonomia da Ciência AbertaResumo
O trabalho investigou aproximações e intersecções entre ciência aberta e a literacia científica. Para responder à pergunta de pesquisa foi realizada uma revisão sistematizada da literatura nas bases de dados Web of Science, Scopus e SciELO. Após seleção e leitura dos textos foram idendificados 06 estudos que apresentaram aproximações entre a ciência aberta a literacia científica. Tais aproximações foram identificadas com auxílio da Taxonomia da Ciência Aberta. Ao classificar os estudos de acordo com a Taxonomia foi possível confirmar que a literacia científica tem intersecções em diversos braços da ciência aberta. Destaca-se o papel das bibliotecas universitárias e bibliotecários como educadores e promotores da literacia científica no contexto da ciência aberta. Apesar deste estudo ser preliminar, é perceptível a importância da literacia científica para a promoção e consolidação da ciência aberta.
Downloads
Referências
CARVALHO, Graça S. Literacia científica: conceitos e dimensões. In: Modelos e práticas em literacia. Lisboa: Lidel, 2009. v. 194p. 179–194. E-book. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/9695
KLUCEVSEK, Kristin. The intersection of information and science literacy. Communications in Information Literacy, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 354–365, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2017.11.2.7
KOLTAY, Tibor; ŠPIRANEC, Sonja; KARVALICS, László Z. Research 2.0 and the future of information literacy. [S. l.]: Elsevier, 2016. E-book. Disponível em: https://doi.org/10.1016/C2014-0-01027-1
MORAIS, Jose; KOLINSKY, Régine. Literacia científica: leitura e produção de textos científicos. Educar em Revista, [S. l.], v. 62, n. out./dez., p. 143–162, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n62/1984-0411-er-62-00143.pdf
MORGAN, Tannis; CAREY, Stephen. From open content to open course models: increasing access and enabling global participation in higher education. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, [S. l.], v. 10, n. 5, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.19173/irrodl.v10i5.632
PONTIKA, Nancy et al. Fostering open science to research using a taxonomy and an eLearning portal. In: 2015, Graz, Austria. Proceedings of the 15th International Conference on Knowledge Technologies and Data-driven Business. Graz, Austria: ACM, 2015. p. 1–8. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2809563.2809571
STEINEROVÁ, Jela. Open science and the research information literacy framework. In: Information literacy: key to an inclusive society. ECIL 2016. [S. l.: s. n.]. p. 277–285. E-book. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-52162-6_27
TZANOVA, Stefka. Changes in academic libraries in the era of open science. Education for Information, [S. l.], v. 36, n. 3, p. 281–299, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3233/EFI-190259
ZUCCALA, Alesia. Open access and civic scientific information literacy. Information Research, [S. l.], v. 15, n. 1, 2010. Disponível em: http://informationr.net/ir/15-1/paper426
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Cadernos BAD
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).