Access to books in the pandemic: an analysis of the SciELO Books platform
uma análise da plataforma SciELO Livros
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2805Keywords:
Digital book, SciELO Books, Open accessAbstract
In the current global pandemic context, social distancing sanitary guidelines and all the resulting and still active effects have raised alternatives for the continuity of activities, for remote control of the pandemic. In this scenario, content availability databases, especially in open access, but also e-commerce, were allies of readers. SciELO Books, which in 2021 completes nine years in operation, proved to be an accessible source of research and an alternative to serve the academic public. This case study aims to verify how the pandemic affected access to the open access book collection of the SciELO Books Portal through a comparative analysis of the years 2019 and 2020. The data revealed that the pandemic and the difficulty of access to physical materials leveraged the use of databases and content portals to access information, resulting in a 46% increase in open access digital book downloads, with emphasis on Medicine, Education, Psychology and Social Science books. It is concluded that the pandemic generated a greater consumption of digital books, which can produce permanent effects with the potential to change more quickly the configuration of the book production chain.
Downloads
References
Abeu (2018). Associação Brasileira de Editoras Universitárias. São Paulo. Não publicada.
CBL E SNEL lançam nova pesquisa… (2020, março). Publishnews, São Paulo. Recuperado em 28 de março de 2021, de https://www.publishnews.com.br/materias/2020/03/12/cbl-e-snel-lancam-nova-pesquisa-para-medir-o-mercado-digital-de-livros.
Chartier, Roger (2020). Um mundo sem livros e sem livrarias? São Paulo: Letraviva.
Fernandes, Leonardo (2019). Com crise no mercado editorial, e‑book começa a ganhar espaço. Ciência e Cultura, São Paulo, 71(1), 62-64.
Gianotto, Carlos Alberto (2021). Importa mais o saber ler do o que o ser leitor. Estado da Arte. Revista de cultura, artes e ideias, São Paulo. Recuperado em 28 de março de 2021, de https://estadodaarte.estadao.com.br/gianotti-saber-ler/
Horta, Diana (2020, Enero). El futuro de la industria editorial en diez claves: de los libros transmedia al Big data como editor. WMagazín. Recuperado em 28 de março de 2021, de https://wmagazin.com/relatos/el-futuro-de-la-industria-editorial-en-diez-claves-de-los-libros-transmedia-al-editor-big-data/
Lindoso, Felipe (2017, setembro). O “censo” do livro digital. Publishnews, São Paulo, 04 set. Recuperado em 28 de março de 2021, de https://www.publishnews.com.br/materias/2017/09/01/o-censo-do-livro-digital.
Man, John (2004). A revolução de Gutenberg. Rio de Janeiro: Ediouro.
Medida Provisória nº. 934 (2020, 1º de abril). Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020a. Diário Oficial da União, [Brasília, DF]. Recuperado em 31 de agosto de 2020, de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591.
Organização Pan-Americana da Saúde (2020). OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. Brasília, DF: OPASbrasil. Recuperado em 20 de julho de 2020, de https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812.
Portaria nº 188. (2020, 3 de fevereiro). Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União, Brasília, DF. Recuperado em 31 de agosto de 2020, de https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388.
Portaria 544 (2020, 16 de junho). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020b, e nº 473, de 12 de maio de 2020. [Brasília, DF]: Ministério da Educação. Recuperado em 31 de agosto de 2020, de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872.
Ramalho, Amanda (2016). SciELO Livros em prol da visibilidade dos livros acadêmicos digitais. Tendencia Editorial UR, Bogotá, 10, 10-11. Recuperado em 12 de abril de 2021, de https://repository.urosario.edu.co/bitstream/handle/10336/20628/Art_2_Tend_10_Ramalho_SciELO.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cadernos BAD
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).