A evolução do conceito de qualidade: dos bens manufacturados aos serviços de informação

Autores

  • Paulo Gomes

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.826

Resumo

Este artigo apresenta um conjunto de perspectivas teóricas sobre a qualidade e revê o léxico da qualidade.O trabalho de diversos gurus da qualidade, incluindo Deming, Juran, Feigenbaum, Crosby, Taguchi e Ishikawa, é amplamente conhecido e referido habitualmente na imprensa. Cada um destes gurus contribuiu para a teoria da qualidade através do desenvolvimento de conceitos e técnicas específicas, nem sempre em concordância com desenvolvimentos anteriores. No entanto, todos realçam um conjunto de elementos chave que se tornaram pilares da teoria da qualidade: envolvimento da gestão de topo, envolvimento e autonomia dos colaboradores, gestão baseada em factos, e ênfase no cliente. O artigo termina com uma análise das especificidades da gestão da qualidade em serviços, particularmente em serviços de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Paulo Gomes

Doutorado em Gestão de Operações pela Universidade de Boston (EUA), trabalhou com instituições bancárias em Portugal e como consultor junto de empresas internacionais em projectos de desenvolvimento de software e serviços. Actualmente é professor auxiliar na Faculdade de Economia da U. Nova de Lisboa desde Setembro de 2003. Tem leccionado as disciplinas de gestão de operações (na licenciatura), gestão da inovação e gestão de projectos (no MBA).A sua investigação centra-se nos processos de coordenação em projectos de desenvolvimento de produtos. O seu trabalho mais recente procura compreender o tipo de competências e rotinas administrativas que permite às empresas melhorar a integração de processos de negócio.

Downloads

Publicado

31-12-2004

Como Citar

Gomes, P. (2004). A evolução do conceito de qualidade: dos bens manufacturados aos serviços de informação. Cadernos BAD, (2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.826