A CAF como impulso para a melhoria contínua

Autores

  • Cristina Evaristo

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.829

Resumo

Este artigo analisa o estado da arte da Common Assessment Framework (CAF), modelo de auto-avaliação da qualidade e ponto de partida para a melhoria contínua, que resultou dos esforços de cooperação dos Estados-membros da União Europeia. Desde 2000, período em que foi apresentada publicamente, o número de utilizadores da CAF tem crescido por toda a Europa o que tem originado novos desafios e exigências quanto à dinâmica do modelo.Este artigo aborda o tema a dois níveis: por um lado são exploradas as principais características e desenvolvimentos da CAF e os factores de sucesso para a sua aplicação; por outro, analisa-se a evolução da estratégia nacional de disseminação da CAF na Administração Pública Portuguesa, bem como o ponto da situação ao nível Europeu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Cristina Evaristo

Licenciada em Ciência Política e pós-graduada com o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública, exerce actualmente funções na Direcção-Geral da Administração Pública (DGAP), onde colabora no Departamento para a Modernização e Inovação Organizacionais. É representante de Portugal no Innovative Public Service Group (IPSG) e na CAF Network. Tem conduzido formação sobre a CAF, colaborado no desenvolvimento de ferramentas de apoio ao modelo e realizado comunicações no quadro daReforma da Administração Pública sobre a avaliação de desempenho dos serviços e organismos.

Downloads

Como Citar

Evaristo, C. (2004). A CAF como impulso para a melhoria contínua. Cadernos BAD, (2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.829