Directiva “Direitos de Autor na Sociedade da Informação”

Authors

  • Elvira Queirós

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.877

Abstract

A directiva 2001/29/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de Maio de 2001, relativa à harmonização de certos aspectos do direito de autor e dos direitos conexos na sociedade da informação, encontra-se na fase de transposição nos Estados-membros até 22 de Dezembro de 2002.Este estádio culmina um longo período de intensas discussões e negociações e, uma vez transposta a directiva comunitária para os direitos nacionais, inicia-se uma nova época.As medidas agora preconizadas atingem, sem qualquer dúvida, os utilizadores da informação em geral e os utilizadores das bibliotecas em particular.É desejável que os consumidores, e os que de facto e legitimamente os representam, possam tomar parte activa no processo de transposição no direito nacional. A argumentação de que a defesa do consumidor era uma consequência natural da protecção do autor, não colhe de todo no novo ambiente digital.Há que reforçar a defesa do interesse público e do direito à informação.Cabe aos Estados-membros acautelar as suas tradições jurídicas e a Portugal, ainda, país consumidor e não produtor de informação, acautelar mais do que isso!

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Elvira Queirós

Elvira da Conceição Monteiro Bargão Queirós, nasceu em Lisboa em 1951.Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no ano de 1973. Possui como habilitação profissional o Estágio de preparação técnica de Bibliotecário, Arquivista e Documentalista.Iniciou funções em 1974 na Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, da qual foi a responsável até 1989.A partir dessa data passou a exercer funções no Gabinete de Direito Europeu do Ministério da Justiça, actualmente, Gabinete para as Relações Internacionais, Europeias e de Cooperação.Foi monitora desde 1980 do Curso de Preparação de Técnicos Auxiliares BAD da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e desde 1993 do Curso de Técnicos Adjuntos BAD da mesma Associação.Integrou os corpos directivos da Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, de 1982 a 1985 como tesoureira e coordenadora da Comissão das Bibliotecas Universitárias, e de 1995 a 1997 e 1999 a 2001 ocupando o cargo de Vogal da Formação.Actualmente coordena a equipa de autores do Curso Tecnológico de Documentação, por encomenda da Direcção-Geral do Ensino Secundário, no âmbito da revisão curricular em curso.Integra, no âmbito das suas funções no Gabinete para as Relações Internacionais Europeias e de Cooperação o grupo “Informática Jurídica” do Conselho da EU.

How to Cite

Queirós, E. (2002). Directiva “Direitos de Autor na Sociedade da Informação”. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.877