A percepção dos bibliotecários frente à Ciência Aberta

Autores

  • Rosangela da Silva Gomes Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras
  • Jorge Revez Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2706

Palavras-chave:

Ciência aberta, Acesso aberto, Bibliotecário

Resumo

Tendo em vista que na Ciência Aberta participam diferentes atores, emerge a necessidade de verificar como o profissional bibliotecário entende essa nova forma de fazer a ciência acontecer. O profissional bibliotecário configura-se como um dos facilitadores entre o pesquisador e a Ciência Aberta. No cenário acadêmico, fica evidente que o compartilhamento, o reuso e a forma colaborativa de fazer ciência são as maiores vantagens da Ciência Aberta. Sendo assim, esta investigação compreende a dimensão da Ciência Aberta e o bibliotecário universitário, a fim de entender como este profissional percepciona e contribui para a Ciência Aberta. Através de um estudo de caso, os 73 bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) responderam a um inquérito por questionário com perguntas relacionadas à Ciência Aberta e a análise documental, a partir do site das bibliotecas do IFSP, foi outro instrumento utilizado na recolha dos dados. A investigação é de natureza exploratória com uma abordagem qualitativa. Verificou-se que a maior parte dos bibliotecários tem conhecimento do que é a Ciência Aberta. O acesso aberto e os dados abertos são os termos mais conhecidos quando se menciona a Ciência Aberta. No entanto, os bibliotecários reclamam maior apoio institucional na sua implementação. Diante dessa realidade, torna-se imprescindível repensar a ação dos bibliotecários e das instituições para um trabalho colaborativo em prol da Ciência Aberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Jorge Revez, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Jorge Revez é Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Biblioteca e Documentação, da FLUL e trabalhou em Bibliotecas Universitárias durante 12 anos, estando atualmente a exercer funções na Polícia Judiciária. Tem colaborado desde 2007 com o Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da FLUL sendo atualmente Assistente Convidado.

Downloads

Publicado

25-10-2022

Como Citar

Gomes, R. da S., & Revez, J. (2022). A percepção dos bibliotecários frente à Ciência Aberta. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2706