Padrões de metadados utilizados em repositórios de objetos virtuais de aprendizagem

Autores

  • Edilson Leite Silva UFCG e UFPB
  • Marckson Roberto Ferreira de Sousa PPGCI/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2740

Resumo

Os repositórios de objetos de virtuais de aprendizagem são espaços informacionais digitais importantes no processo de ensino e aprendizagem, permitindo o armazenamento, acesso, uso e compartilhamento de recursos educacionais digitais, de forma gratuita. Neste contexto, é fundamental que os repositórios adotem padrões de metadados para facilitar o acesso aos recursos por partes dos professores e alunos, seus principais usuários. Diante deste contexto, o objetivo desta proposta, é verificar os padrões de metadados utilizados por um conjunto de Repositórios de Objetos Virtuais de Aprendizagem, para descrição dos recursos educacionais digitais neles disponibilizados. Trata-se de uma pesquisa exploratória e abordagem quantitativa. Os resultados mostraram que a maioria dos repositórios pesquisados não utilizam metadados  de acordo com padrões recomendados e/ou aceitos internacionalmente. Conclui-se ser fundamental que os Repositórios de Objetos Virtuais de Aprendizagem, adotem padrões internacionais de metadados na descriçao dos recursos educacionais, no intituito de facilitar o acesso, uso e compartilhamento dos recursos que disponibilizam.

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Publicado

25-10-2022

Como Citar

Silva, E. L., & Sousa, M. R. F. de . (2022). Padrões de metadados utilizados em repositórios de objetos virtuais de aprendizagem. Cadernos BAD, (1-2). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2740