Projeto O CCE/CENDREV, a Escola de Formação Teatral e a Descentralização Cultural: o acervo documental

Autores

  • Orlanda Silva Câmara Municipal de Évora. Divisão de Cultura e Património - Núcleo de Documentação
  • Maria Ludovina Grilo Câmara Municipal de Évora. Divisão de Cultura e Património - Núcleo de Documentação

Palavras-chave:

Cendrev – Centro Dramático de Évora, Escola de Formação Teatral, arquivos, organização arquivística, difusão de informação

Resumo

O CCE/CENDREV, a Escola de Formação Teatral e a Descentralização Cultural: o acervo documental é um projeto que visa recuperar, organizar, tratar e difundir o fundo documental do Centro Dramático de Évora (Cendrev), o qual se encontra desorganizado e sujeito a fatores externos de degradação, evidenciando a sua importância no 40º aniversário da descentralização cultural, contribuindo para a história local e para a história do teatro português.

Para levar a cabo este projeto a Divisão de Cultura e Património (DCP) da Câmara Municipal de Évora (CME) e o Cendrev estabeleceram uma parceria, para tratar, organizar e difundir o acervo, de modo a impedir a sua destruição, a sua perda total e garantir as condições adequadas de guarda e preservação.

A metodologia adotada baseia-se na teoria da arquivística, desenvolvendo-se o projeto em duas etapas: a organização intelectual e a organização física.

Com este projeto espera-se obter um pré-inventário de todo o fundo documental, efetuar um tratamento exaustivo e preservar/conservar as espécies que constituem a secção Escola de Formação Teatral, bem como promover a investigação histórica e cultural e disponibilizar o inventário na Internet, no sítio oficial da CME e do Cendrev.

Biografias Autor

Orlanda Silva, Câmara Municipal de Évora. Divisão de Cultura e Património - Núcleo de Documentação

Licenciada e pós-graduada em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade Aberta.

Desempenhou funções na área da arquivística no Arquivo Municipal da Câmara de Évora, tendo dedicado a sua atividade à elaboração de instrumentos de pesquisa e recuperação de informação.

Atualmente exerce funções de bibliotecária e arquivista no Núcleo de Documentação, Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Évora, tendo como atividade principal a elaboração de instrumentos de pesquisa/recuperação de informação e avaliação da coleção. Desde janeiro de 2015, desempenha funções de coordenação executiva no projeto para recuperação, organização, tratamento e difusão do fundo documental do Centro de Documentação e Arquivo Teatral do Centro Dramático de Évora.

Foi membro da equipa de coordenação da Rede de Bibliotecas de Évora e é autora de algumas publicações.

Maria Ludovina Grilo, Câmara Municipal de Évora. Divisão de Cultura e Património - Núcleo de Documentação

Técnica Superior de BAD da Câmara Municipal de Évora. Coordenadora do Núcleo de Documentação; Responsável da Livraria Municipal e Investigadora de história local. Coordenadora editorial do Boletim de Cultura “A Cidade de Évora. Mestre em Ciências Documentais: Biblioteconomia, Universidade de Évora (2005); Mestre em Culturas Regionais Portuguesas, FCSH,UNL (2003); Pós-graduação em História Local e Regional, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1996). Participação em Colóquios e Conferências e autora de estudos publicados sobre história local.

Publicado

2015-10-21

Edição

Secção

Posters: IV – Promoção, integração e cidadania