Sobre a desconexão digital no Ensino Superior: o papel das BES para garantir a sustentabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.2915Palavras-chave:
Sustentabilidade social, Redes sociais, Bibliotecas do Ensino Superior, Literacia digital, Literacia da informação, Promoção da leituraResumo
Neste ensaio, propõe-se que as bibliotecas do Ensino Superior funcionem também como uma ferramenta contra os efeitos nocivos da ditadura das redes sociais e dos media na mente dos estudantes. Empresas tecnológicas especializadas nos “Social Networking Site” (SNS) utilizam as suas plataformas como uma forma de exploração das pessoas; como recursos. O nosso tempo e interesses são quantificados e vendidos a terceiros, desencadeando um modelo de negócio insustentável para o ser humano com graves consequências para os utilizadores. Entre estas, podemos incluir a dependência do consumo das redes sociais, a dificuldade de concentração nas tarefas diárias, alterações no espectro pedagógico dos alunos, e a degradação da autoestima dos utilizadores frequentemente causadora de depressões clínicas, entre outros distúrbios mentais. Portanto, as bibliotecas do Ensino Superior como instituições impulsionadoras do conhecimento e da cultura, podem transformar-se num foco de literacia onde os alunos podem encontrar um lugar de desconexão, com material pedagógico e cultural adequados às suas necessidades informativas, culturais, e de lazer, com profissionais focados no seu benefício académico e de aprendizagem ao longo da vida.