Comunidade de Prática de Formadores e Coordenadores de Programas de Literacia nas BES: competências, colaboração e partilha
DOI:
https://doi.org/10.48798/congressobad.3000Palavras-chave:
Bibliotecas de Ensino Superior, Comunidade de prática, Literacia de InformaçãoResumo
A definição de linhas de intervenção formativa e desenvolvimento de competências pedagógicas e de comunicação são desafios atuais dos profissionais das Bibliotecas do Ensino Superior. O Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD (GT-BES) assumiu este desafio no sentido de dar início a uma plataforma que possibilite a partilha e a cocriação de conhecimento nos serviços e de estratégias para a promoção das competências em literacia da informação, fluência digital e uso ético da informação nas Instituições de Ensino Superior. O GT-BES perspetiva a continuidade da comunidade mediante a dinamização de um plano de eventos que promovam a capacitação dos profissionais da BES em domínios técnicos e tecnológicos e que facilitem um alinhamento da ação com referenciais e recomendações nacionais e internacionais nos domínios da literacia de informação e fluência digital. A ação passa ainda pela disponibilização de uma plataforma digital de partilha de informação para a comunidade, que potencie a construção de conhecimento no domínio da formação e literacia, constituída numa lógica de colaboração informal.