Gestão da Informação – Rentabilização e Valorização da Memória do Município de Leiria

Autores

  • Miguel Narciso

Resumo

O objectivo desta comunicação é dar a conhecer a realidade do Arquivo Municipal de Leiria no âmbito da temática do Encontro “ Gestão da Informação na Administração Municipal: passado, presente e futuro”. A reflexão consiste numa “viagem” pelo passado e as políticas de recolha e armazenamento da documentação, o presente direccionado para a satisfação do utilizador e perspectivar o futuro como forma de acesso à informação e consequentemente valorizar memória do Município.
A começar pelo passado, o Arquivo Municipal tem adoptado procedimentos de gestão documental com grande enfoque na recolha, na avaliação e selecção da documentação, sendo que, para tal, teve a necessidade de elaborar regulamentação e formulários através do regulamento do AMLRA, de forma a orientar os serviços produtores na importância legal da conservação e preservação da informação.
Esta documentação ao entrar no circuito do serviço de arquivo pode ser acessível sobre a forma de consulta presencial, localizada em dois espaços, no Arquivo Administrativo (Edifício Sede) com documentação de 1950 até à actualidade, e no Arquivo Histórico (Instalações da Biblioteca Municipal) para a documentação anterior a 1950.
Esta informação registada, maioritariamente em suporte papel, que representa a memória e identidade do Município, está disponível para consulta (conforme as devidas restrições e excepções).
Face a esta realidade cabe aos serviços de Arquivo rentabilizar e valorizar a informação através de processos de acesso, contemplando a comunicação e interacção com o objectivo fazer chegar esta memória e identidade ao cidadão.

Biografia Autor

Miguel Narciso

Local de trabalho: Divisão de Museus, Património e Bibliotecas – Serviço de Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Leiria
Formação profissional: Curso Técnico Profissional de Arquivo
Formação académica: Gestão de Recursos Humanos; Mestrando em Ciências da Informação e Documentação, na vertente de Arquivo

Downloads

Publicado

2011-10-21