Os edifícios dos arquivos municipais: relação espaço – funcionalidade – preservação

Autores

  • Luzia Verdasca Antunes

Resumo

Uma das funções mais importantes dos arquivos é permitir a disponibilização dos documentos que acolhem e que se encontram nos depósitos. Dessa forma torna-se incontornável destacar a capacidade protectora que o edifício de arquivo, em específico, tem de ter perante a documentação, muitas vezes insubstituível, que ali se encontra. O texto que se segue pretende analisar a importância da relação entre os elementos espaço – funcionalidade – preservação, no âmbito da especificidade que caracteriza os edifícios de arquivos municipais. Considerando a adesão ao financiamento através do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais, com base na bibliografia existente sobre a temática e num estudo realizado em 2010 junto dos arquivos municipais, sobre a capacidade actual dos mesmos, serão também analisadas as mudanças no panorama dos edifícios dos arquivos tendo em conta factores como a localização, climatização e aplicação de planos de emergência na melhoria do desempenho enquanto serviço público que assegura o acesso a documentos de importância administrativa ou histórica.

Biografia Autor

Luzia Verdasca Antunes

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante Estudos Portugueses e Ingleses pela Universidade do Algarve. Pós-graduada em Ciências da Documentação e Informação - opção Biblioteca, possui o Mestrado em Ciências da Documentação e Informação – opção Arquivo, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Participou no projecto Património Bibliográfico e Documental da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa: um projecto de conservação, digitalização e difusão.
Trabalhou na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa de 2007 a 2010 e colaborou na Biblioteca|Arquivo do Teatro Nacional D. Maria II.
No último ano desempenhou funções de bibliotecária no Agrupamento Escolar Professor Lindley Cintra em Lisboa.

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Publicado

2011-10-21