Acesso global à informação local: Arquivos Municipais portugueses no Facebook

Autores

Resumo

Com este trabalho pretende-se analisar o tipo de presença dos arquivos municipais portugueses na rede social Facebook face à comunicação e difusão de documentos e coleções que possuem sobre a região e o seu concelho. Procura-se compreender se as páginas do Facebook dos arquivos municipais portugueses contribuem para a construção da memória coletiva e para a satisfação das necessidades de informação sobre a localidade onde se inserem e se os munícipes encontram a informação patente sobre a sua região nas páginas do Facebook dos arquivos municipais. Faz-se uma breve reflexão sobre a contribuição dos utilizadores/munícipes nas páginas dos arquivos municipais, comentando e acrescentando mais conhecimento sobre os conteúdos difundidos sobre a região. Localizaram-se 14 arquivos municipais com página no Facebook e observaram-se todas as publicações dos arquivos de janeiro de 2015 a 31 agosto de 2016, perfazendo 20 meses de trabalho publicado. Os resultados revelam que existem poucos seguidores das páginas dos arquivos e que estes têm um número médio de publicações por mês muito reduzido. A maioria dos conteúdos que publicam referem-se aos próprios arquivos, como a atividades de âmbito profissional e a temas da história local. A interação com a comunidade/munícipes/utilizadores online foi considerada reduzida, realçando-se alguns casos de boas práticas de comunicação e de construção conjunta de informação de interesse local sobre os documentos do arquivo.

 

Biografias Autor

Luísa Alvim, CIDEHUS, Universidade de Évora. Arquivo Municipal Alberto Sampaio

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Évora, com a investigação A Missão Social da Biblioteca Pública: uma visão das bibliotecas públicas a partir do Facebook.

Investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

Técnica superior (área de Biblioteca e Documentação) no Arquivo Municipal Alberto Sampaio (Município de V.N. Famalicão).

Licenciada em Filosofia (1985), Pós-graduada em Ciências Documentais (1992) e Mestre em Ciência da Informação (2011).

Trabalha na Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, desde 1995, Chefe de Divisão da Cultura entre 1999 e 2006, funções diretivas na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão e funções técnicas na Casa de Camilo - Museu e Centro de Estudos.

Trabalhou anteriormente no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) e na Câmara do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico.

Vogal de formação no Conselho Directivo Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, no triénio 2007-2010, secretária 2010-2013 e vogal do Conselho Fiscal 2014-2016.

Docente, desde 2001 a 2008, na Universidade Portucalense na Pós-graduação Ciências Documentais. Em 2016, na ESEIG- IPP na Licenciatura em Ciências e tecnologias da Documentação e Informação.

Artigos publicados em revistas da especialidade e em livros de coordenação diversa, artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

Email mluisa.alvim@gmail.com ; luisaalvim@uevora.pt
Facebook http://www.facebook.com/luisa.alvim 
Página pessoal http://luisaalvim.wordpress.com/
Linkedin https://www.linkedin.com/in/luisaalvim

 

Ana Margarida Silva, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Ana Margarida Dias da Silva nasceu em Coimbra, cidade onde vive, estuda e trabalha.
É doutoranda em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É mestre em Ciências da Informação e da Documentação, área de especialização em Arquivística, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e mestre em História, ramo História Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Desempenha funções de técnica superior de arquivo desde 2004, tendo trabalho em diversos arquivos públicos e privados. Trabalha sobretudo documentação entre os séculos XVI e XIX. Paralelamente, realiza trabalhos de leitura e transcrição paleográfica.
Organizadora de encontros científicos, palestrante (com mais de duas dezenas de conferências e comunicações), autora de livros e de artigos publicados em revistas científicas de referência.
Foi premiada no Concurso “A Arte de Ler”, organizado pelo Arquivo da Universidade de Coimbra, tendo ficado em 3º lugar em 2008-2009 e em 1º lugar em 2010-2011.
A sua dissertação de mestrado “O uso da Internet e da Web 2.0 na difusão e acesso à informação arquivística: o caso dos arquivos municipais portugueses” ganhou o 1º prémio no Prémio Internacional Olga Gallego de Investigación en Archivos 2015.
É secretária da Delegação Centro da BAD.

Downloads

Publicado

2016-11-23