Da avaliação à uniformização: um projecto em Rede

Autores

  • Marisa Caixas
  • Nelson Vaquinhas
  • Sónia Negrão

Resumo

 Propõe-se com este texto dar a conhecer a recém-criada Rede de Arquivos do Algarve (RAalg), plataforma que une arquivistas com o propósito de melhorar os sistemas de arquivo e de informação das entidades algarvias. Ao longo do artigo dão-se a conhecer dois projetos, o já concretizado, em inícios de 2011, - Diagnóstico aos Arquivos do Algarve – iniciativa piloto da RAalg que permitiu aferir a realidade arquivística de várias instituições, bem como se apresenta a proposta – Da avaliação à uniformização: um projeto em Rede – através da qual se tentarão suprimir algumas das limitações emanadas dos resultados obtidos através do diagnóstico.

Biografias Autor

Marisa Caixas

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses, especialista em Ciências Documentais – Arquivo e atual mestranda da mesma vertente das ciências documentais, desenvolveu todo o seu percurso académico na Universidade do Algarve. Desenvolve desde 2005 prestações de serviço na área arquivística, simultaneamente à atividade de formadora. Em 2009 estabeleceu uma parceria com a BAD Sul para a elaboração do Diretório das Unidades Documentais dos distritos de Beja e Faro. Técnica Superior, no Hospital de Faro EPE, desde início de 2010, onde coordena o Serviço de Gestão Documental.

Nelson Vaquinhas

Técnico Superior no Arquivo Municipal de Loulé. Licenciado em História pela Universidade de Évora, com as pós-graduações em História Regional e Local, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e em Ciências Documentais (vertente Arquivo) pela Universidade do Algarve. Mestre em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação, pela Universidade de Évora. É, actualmente, doutorando no curso de Ciências da Informação e Documentação, ministrado pela Universidade de Évora, tendo-lhe sido concedida Bolsa Individual para Doutoramento, pela FCT, para desenvolvimento da tese Sistemas de Informação no século XVIII: estudo comparado (Santo Ofício; Mesa da Consciência e Ordens). Autor do livro Da Comunicação ao Sistema de Informação: o Santo Ofício e o Algarve (1700-1750).

Sónia Negrão

Licenciada em História, via ensino, com Especialização em Ciências da Informação – Arquivo, pela Universidade de Évora. Realizou, nesse âmbito, estágio curricular no Arquivo Municipal de Silves. É, actualmente, mestranda em Ciências da Informação – vertente de Arquivo, pela mesma universidade. Técnica Superior no Arquivo Histórico de Albufeira. Presentemente a desenvolver actividades na organização, inventariação e transposição, para o Digitarq, do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Albufeira. Pertence, ainda, ao Grupo de trabalho para a Elaboração do Plano de Classificação dessa instituição. Co-organizadora das Jornadas de Arquivos, em Albufeira, e pertence ao Grupo de Trabalho de “casas com História”, que tem por intuito criar uma base de dados genealógica de casas que cruze com a base do projecto de genealogia do Algarve. Foi, durante seis anos, docente na Escola Superior de Saúde do Algarve.

Downloads

Publicado

2011-10-21