A práxis da classificação nos arquivos municipais portugueses

Autores

  • Ana Margarida Dias da Silva Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra CIC.Digital Porto / CITCEM
  • Leonor Calvão Borges
  • Cristiana Freitas

Resumo

O objetivo do presente trabalho é identificar quadros/planos de classificação utilizados nos arquivos municipais portugueses. Pretende-se: 1) verificar que tipo classificação é predominante (orgânica, funcional, temática, orgânico-funcional ou temático-funcional); 2) perceber se os profissionais da informação que trabalham em arquivos municipais adotam modelos de classificação apriorísticos ou modelos baseados em estudos institucionais que refletem a orgânica e os fluxos informacionais das edilidades; e, por fim, 3) identificar a existência e confrontar a produção académica na área da Ciência da Informação que aborde a classificação em arquivos municipais portugueses. Conclui-se que a produção académica rejeita a adoção de quadros de classificação apriorísticos mas que a práxis demonstra uma aplicação maioritária deste modelo de classificação.

Biografia Autor

Ana Margarida Dias da Silva, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra CIC.Digital Porto / CITCEM

Natural de Coimbra, licenciada em História, variante de História da Arte e com Curso de Especialização em Ciências Documentais, ramo Arquivo, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Ciências da Informação e Documentação – Área de Especialização em Arquivística (FCSH-UNL), tem desempenhado funções de técnica superior de arquivo desde 2004, tendo dedicado a sua atividade à oraganização e representação de informação em arquivos definitivos.

Trabalhou no Arquivo da Universidade de Coimbra (2004-2008), no arquivo da Confraria da Rainha Santa Isabel (2010) e no Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra (2011-2013); desde 2010 é responsável pelo arquivo da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco (Coimbra). É bolseira do Arquivo da Universidade de Coimbra (2014-2015).

Dos trabalhos publicados destaca: “Mitra Episcopal de Coimbra: descrição arquivística e inventário do fundo documental”; “O Arquivo da Família Lucena (séc. XVII-XX). Descrição Arquivística e Catálogo”; e “Inventário do Arquivo da Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco da Cidade de Coimbra (1659-2008)”. Instrumentos de Descrição Documental 2. Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, 2013. Disponível no repositório da institucional da Universidade Católica: http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/10334/4/IDDs2InventarioOrdemTerceira.pdf; “Catálogo de correspondência recebida por Augusto Goltz de Carvalho (1878-1914): reunião intelectual de documentos fisicamente dispersos”. Boletim do Arquivo da Universidade. Vol. XXVII, 2014, pp.77-258. Em co-autoria com António Carmo Gouveia e M. Teresa Gonçalves. Disponível em: http://iduc.uc.pt/index.php/boletimauc/article/view/1762

Sócia efectiva BAD n.º 2966

Secretária BAD Centro (2015-2017)

Downloads

Publicado

2019-10-17