Repositórios temáticos e memória: a constituição da educação em saúde no Brasil por meio da trajetória de Virgínia Schall
DOI:
https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1593Resumo
Relata-se a trajetória da pesquisadora brasileira Virgínia Torres Schall (1954-2015) e sua contribuição para o campo da Educação em Saúde. Um protótipo de Repositório Temático (RT) na área de Educação em Saúde foi estruturado em parceria entre o Centro de Pesquisas René Rachou e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, ambos da Fundação Oswaldo Cruz. Realizou-se uma coleta da produção da pesquisadora na plataforma Currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil. Tal iniciativa almeja sistematizar e divulgar em acesso aberto sua diversificada produção acadêmica e de produtos informativos/educacionais, pois como pioneira no campo, sua produção constitui enorme riqueza e memória do campo de Educação em Saúde no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores que publicam nos Cadernos BAD:
- Concedem à revista o direito de primeira publicação, mantendo os direitos de autor, de acordo com os termos da Creative Commons Attribution, que permite a partilha do texto com menção obrigatória da publicação inicial nos Cadernos BAD;
- Mantêm o direito de publicar o texto noutros locais (ex.: repositório institucional, capítulo de livro, outra publicação periódica), com menção da publicação inicial nos Cadernos BAD e uma ligação para o sítio na Internet da revista;
- Mantêm a possibilidade e são mesmo incentivados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode potenciar interações geradoras de melhoria, bem como aumentar o impacto e a citação do texto publicado (Veja Efeitos do Acesso Livre).