Avaliar o impacto da formação nas bibliotecas académicas: Análise dos dados de um programa de formação de docentes e investigadores

Authors

  • Jorge Revez Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1217

Keywords:

Bibliotecas académicas, Literacia da informação, Formação de docentes, Formação de investigadores, Avaliação da formação, Satisfação dos utilizadores

Abstract

Este artigo analisa o conjunto dos dados obtidos após a avaliação de um programa de formação de docentes e investigadores em competências de recuperação, organização e marketing da informação. O programa foi implementado pela Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e dirigido à sua comunidade académica. Os participantes foram convidados a preencher dois questionários após a formação, referentes à satisfação e ao impacto sentido na aquisição de conhecimentos e na sua utilização. Os resultados confirmam a importância pedagógica deste tipo de dinâmicas que colocam a ação da biblioteca académica no centro da missão educativa do ensino superior.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jorge Revez, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Jorge Revez é Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Biblioteca e Documentação, da FLUL e trabalhou em Bibliotecas Universitárias durante 12 anos, estando atualmente a exercer funções na Polícia Judiciária. Tem colaborado desde 2007 com o Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da FLUL sendo atualmente Assistente Convidado.

Published

2015-07-20

How to Cite

Revez, J. (2015). Avaliar o impacto da formação nas bibliotecas académicas: Análise dos dados de um programa de formação de docentes e investigadores. Cadernos BAD, (1), 139–162. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1217

Issue

Section

Ensaios, estudos e projetos