Avaliar o impacto da formação nas bibliotecas académicas: Análise dos dados de um programa de formação de docentes e investigadores

Autores

  • Jorge Revez Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1217

Palavras-chave:

Bibliotecas académicas, Literacia da informação, Formação de docentes, Formação de investigadores, Avaliação da formação, Satisfação dos utilizadores

Resumo

Este artigo analisa o conjunto dos dados obtidos após a avaliação de um programa de formação de docentes e investigadores em competências de recuperação, organização e marketing da informação. O programa foi implementado pela Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e dirigido à sua comunidade académica. Os participantes foram convidados a preencher dois questionários após a formação, referentes à satisfação e ao impacto sentido na aquisição de conhecimentos e na sua utilização. Os resultados confirmam a importância pedagógica deste tipo de dinâmicas que colocam a ação da biblioteca académica no centro da missão educativa do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Jorge Revez, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Jorge Revez é Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Biblioteca e Documentação, da FLUL e trabalhou em Bibliotecas Universitárias durante 12 anos, estando atualmente a exercer funções na Polícia Judiciária. Tem colaborado desde 2007 com o Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da FLUL sendo atualmente Assistente Convidado.

Downloads

Publicado

20-07-2015

Como Citar

Revez, J. (2015). Avaliar o impacto da formação nas bibliotecas académicas: Análise dos dados de um programa de formação de docentes e investigadores. Cadernos BAD, (1), 139–162. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1217

Edição

Secção

Ensaios, estudos e projetos