Relações de género e a profissão bibliotecária no Brasil

Autores

  • Hugo Avelar Cardoso Pires Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lígia Maria Moreira Dumont Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1524

Palavras-chave:

Estudos de Gênero. Gênero e cursos de Biblioteconomia. Relações de gênero. Divisão sexual do trabalho

Resumo

Apresenta os resultados de pesquisa que investigou as razões do observado aumento do contingente masculino nos cursos de Biblioteconomia, sobretudo a partir da década de 1980. Para tal, reflexões e conceituações são desenvolvidas acerca da importância dos estudos sobre as relações de gênero, da divisão sexual do trabalho e de que formas tais divisões influenciaram na constituição da profissão bibliotecária, enquanto uma profissão feminina. Destaca que esse rótulo não se deu pela característica intrínseca da biblioteca como lugar de guarda, cuidado, que em uma sociedade onde tais tarefas são muitas vezes ligadas ao feminino, mas quando esta se aproximou da área da Educação. Houve a necessidade do aumento da tecnicidade dos cursos formadores e esse novo direcionamento exigiu que os profissionais privilegiassem a ordem, a educação, bons costumes, características tidas como femininas. Ademais, são analisados os dados de 12 cursos de Biblioteconomia brasileiros que demonstram o aumento no número de homens e de mulheres formados nos cursos. Os dados obtidos junto aos colegiados dos cursos assinalam um ligeiro acréscimo no número de homens, sobretudo após os anos 1980, porém continuam se caracterizando como cursos altamente feminizados.

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Biografias Autor

Hugo Avelar Cardoso Pires, Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é bibliotecário do Instituto Federal do Paraná- Campus Foz do Iguaçu.

Lígia Maria Moreira Dumont, Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular da Escola de Ciência de Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

21-12-2016

Como Citar

Pires, H. A. C., & Dumont, L. M. M. (2016). Relações de género e a profissão bibliotecária no Brasil. Cadernos BAD, (1), 157–171. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1524

Edição

Secção

Artigos

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