Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1611

Palavras-chave:

Bibliotecas Académicas, Bibliotecas Universitárias, Recomendações, Políticas de Informação

Resumo

O presente estudo relata a atividade recente do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Foca-se particularmente na reflexão e debate sobre a produção das Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior, que aqui se publicam. Procura-se assim cumprir os objetivos estratégicos de gerar conhecimento, partilhar experiências, promover a transferência de saberes e potenciar a criação de políticas para a área de informação e documentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Tatiana Sanches, Unidade de Investigação em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses, possui Pós-graduação em Ciências Documentais. Mestre em Educação e Leitura, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Doutora em Educação, pela Universidade de Lisboa. Colaboradora na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação.Colaboradora no Grupo de Investigação em Psicopatologia, Emoções, Cognição e Documentação (PECD), na linha de investigação: Literacia da informação em contexto universitário. Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário. 

Tendo já exercido funções na área das bibliotecas públicas desde 1993 (primeiro como técnica profissional e depois como bibliotecária), é, desde 2007, Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 

Tem publicado diversos artigos e capítulos de livros nas áreas da literacia da informação, leitura e bibliotecas escolares e universitárias.

Pedro Príncipe, Serviços de Documentação, Universidade do Minho

Especialista de informação. Atualmente nos serviços de documentação da Universidade do Minho como gestor de projetos Open Access, com responsabilidade na execução do projeto OpenAIRE.

Licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro e com frequência da pós-graduação em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Fernando Pessoa.

Integra atualmente o Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), e é formador na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Teresa Costa, Fundação para a Ciência e Tecnologia, unidade FCCN Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa

Gestora da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) da FCT|FCCN onde desenvolve atividade desde 2005. Professora Auxiliar convidada no Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa, onde leciona desde 2011.

Doutora em Ciências da Documentação e Informação pela Universidade de Évora, Mestre em Ciências da Documentação e Informação pela Universidade de Lisboa e Licenciada em História pela mesma Universidade. Possui Curso de Especialização em Ciências Documentais, variante Biblioteconomia, Pós-Graduação em História Regional e Local e Licenciatura em Ramo de Formação Educacional em História.

Investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora onde tem desenvolvido investigação na área das Ciências Documentais, com destaque para a Comunicação Científica, Bibliometria e Estudos do Utilizador.

Tem integrado a Comissão Científica de várias Conferências das quais merece destaque a Conferência Luso Brasileira sobre Acesso Aberto.

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

Sanches, T., Príncipe, P., & Costa, T. (2018). Recomendações para as Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal. Cadernos BAD, (1), 119–131. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1611

Edição

Secção

Recomendações e linhas de orientação

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)