Os repositórios das instituições de ensino superior portuguesas : Estudo comparativo

Autores

  • Maria Eduarda Pereira Rodrigues Instituto Politécnico de Castelo Branco- ESACB/ESART - CERNAS-IPCB
  • Maria João Amante ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
  • Clarisse Pais
  • Susana Lopes ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
  • Teresa Segurado ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
  • António Moitinho Rodrigues Instituto Politécnico de Castelo Branco-ESACB - CERNAS-IPCB

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1584

Resumo

O Movimento de Acesso Aberto ao Conhecimento provocou alterações no modelo de difusão e publicação de conhecimento científico, sendo os repositórios institucionais de acesso aberto os sistemas de informação que, ao nível das instituições de ensino superior, melhor concretizam este objetivo. O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento do modo de funcionamento dos repositórios das instituições de ensino superior portuguesas presentes no Portal RCAAP[i]. O estudo foi realizado mediante aplicação de um inquérito por questionário aos gestores dos repositórios. Verificou-se que os bibliotecários desempenham um papel preponderante na organização e funcionamento dos Repositórios Institucionais. A maioria possui política de depósito de documentos e, destas, a maioria é mandatória. 80% dos repositórios não possuem controlo sobre o depósito. De um modo geral o incentivo ao depósito está relacionado com a avaliação dos docentes. 60% consideram fundamental ter política de depósito de documentos e 80 % consideraram que incrementaria o depósito. Apenas 25% dos Repositórios possuem plano de preservação digital publicado.

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Biografia Autor

Clarisse Pais

Instituto Politécnico de Bragança

    

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Publicado

29-12-2016

Como Citar

Rodrigues, M. E. P., Amante, M. J., Pais, C., Lopes, S., Segurado, T., & Rodrigues, A. M. (2016). Os repositórios das instituições de ensino superior portuguesas : Estudo comparativo. Cadernos BAD, (2), 71–79. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.1584