A modelação de processos como ferramenta de apoio à gestão de informação

Autores

  • Marta Brandão Câmara Municipal do Porto
  • Marta Costa Câmara Municipal do Porto

Resumo

A presente comunicação é uma reflexão sobre o papel da modelação de processos como ferramenta de apoio ao desenho de um modelo de gestão de informação. O caso de estudo apresentado decorre no âmbito de um projeto de modernização administrativa na Câmara Municipal do Porto, no qual a tónica de intervenção foi colocada na identificação dos processos de negócio da organização e nos fluxos de informação decorrentes dos mesmos.

A crescente dependência de infraestruturas tecnológicas e aplicações informáticas variadas tem vindo a promover verdadeiros destroços digitais, para os quais poucos conhecem o caminho da recuperação informacional.Com a consciência desta realidade, a Câmara Municipal do Porto desenhou o projeto cap@CIDADE – Inovar para o Cidadão. O objetivo principal deste projeto é o de desenhar um modelo de gestão da organização que dinamize o Sistema de Informação Ativa e Permanente, com benefícios para o cidadão e para o ator organizacional.

Neste sentido, a estratégia de trabalho consistiu em delimitar três grandes áreas: Quais os processos de negócio? O que se entende por gestão documental? O que é e será a gestão de arquivo? As respostas a estas questões implicaram a constituição de equipas transdisciplinares e multidisciplinares que em conjunto problematizaram sobre conceitos e perspetivas de negócio que, em muitas ocasiões, funcionaram de forma disjunta.

Igualmente, implicou a operacionalização de um trabalho de terreno que envolveu elementos da equipa técnica do projeto em diálogo direto com representantes de cada unidade orgânica do município.

Biografias Autor

Marta Brandão, Câmara Municipal do Porto

Licenciada em Ciência de Informação (2005) pela UPorto; Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela UPorto (2010); Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela UPorto e UAveiro (2013-). Funções de coordenação técnica na Divisão de Arquivo Geral da CMPorto (2009-), especificamente nos sectores de Incorporação, Descrição e Avaliação e Estudos para a Qualidade Administrativa.

Marta Costa, Câmara Municipal do Porto

Licenciada em Ciência da Informação pelas Faculdades de Letras Engenharia da Universidade do Porto. Desde 2009 exerce funções como responsável pela Unidade Central de Digitalização do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Porto. As principais atividades e responsabilidades passam por criar e implementar modelos para a desmaterialização dos processos de gestão administrativa, dinamizar a cooperação técnica entre serviços estratégicos da Câmara, no âmbito da gestão da informação

Downloads

Publicado

2014-11-14