Plano de Classificação da Informação Arquivística Para a Administração Local - Da construção à utilização: a experiência do Município de Santarém

Autores

  • Filomena Lopes Machado

Resumo

Numa época em que as orientações legais, tanto a nível nacional como internacional, recomendam a reutilização da informação, a partilha de serviços e a utilização de recursos comuns, faz todo o sentido falar de instrumentos de interoperabilidade (semântica), como o Plano de Classificação da Informação Arquivística para a Administração Local (PCIAAL). Contudo, mais do que desenvolver estas ferramentas há que aplicá-las. Considerando o seu caráter inovador, a sua aplicação implica mudança de práticas e mentalidades. Partindo da experiência do uso da versão 0.1 do PCIAAL no Município de Santarém, perceberemos que, apesar das alterações que implica, com esforço, aproveitando oportunidades, a sua utilização é possível. Apresenta mais benefícios do que custos e representa uma mais-valia de competitividade para a Administração Local.

Biografia Autor

Filomena Lopes Machado

Filomena Lopes Machado,nasceu em Lisboa.Licenciada emComunicação Cultural e Social, variante Cultural, na Faculdade de CiênciasSociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. De 2004 a 2006,frequentou o Curso de pós-graduação em Ciências Documentais, variante deArquivo, da Faculdade de Letras da Universidade Técnica de Lisboa.Funcionária doMunicípio de Santarém desde o ano 2000, em 2007, assumiu as funções TécnicaSuperior de Arquivo, sendo responsável pela reestruturação do Arquivo destaentidade.Atualmente é membroativo do grupo coordenador do projeto de implementação de novas soluções degestão documental e de informação em arquivo no Município de Santarém. É tambémmembro efetivo do Grupo de Trabalho MEF Autarquias, autos do Plano deClassificação Arquivística para a Administração Local, desenvolvido com base naMacroestrutura Funcional do Estado.

Downloads

Publicado

2014-11-14