Plano de Classificação da Informação Arquivística para a Administração Local – desenvolvimento e perspetivas de utilização
Resumo
É apresentada a metodologia de construção da versão 0.2 do Plano de Classificação de Informação Arquivística para a Administração Local (PCIAAL), com particular enfoque para o seu enquadramento na abordagem funcional preconizada na Macroestrutura Funcional (MEF), para o trabalho colaborativo e para o esforço de harmonização entre entidades da Administração Central e Local. Considera-se esta metodologia, simultaneamente uma condição e um garante do valor maior da ferramenta: a sua característica suprainstitucional e supraorgânica.
Uma ferramenta que pretende promover a transversalidade e a interoperabilidade só cumpre os seus objetivos se, no processo da sua construção, conseguir aproveitar sinergias e estabelecer pontes de entendimento. O aproveitamento e canalização de sinergias são, em si mesmo, um requisito para a competitividade da Administração Pública (AP).
A implementação do PCIAAL nas organizações pressupõe a adoção de uma abordagem funcional, por processos de negócio, o que pode implicar a alteração de práticas administrativas e, consequentemente, da organização da informação.