Agenda 2030 e o campo de intervenção da Ciência de Informação: dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2043

Palavras-chave:

Agenda 2030, Ciência de Informação, Sustentabilidade, Competências, Ensino Superior, Profissionais de Informação Documentação

Resumo

Em 2015, os Estados Membros das Nações Unidos (ONU) adotaram uma nova agenda global para o desenvolvimento sustentável - a Agenda 2030, formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. É neste contexto que a IFLA – International Federation of Library Associations and Institutions tem procurado refletir o contributo das bibliotecas para o desenvolvimento sustentável, visando reforçar o posicionamento do setor da Informação Documentação. Este artigo tem como objetivo alargar o espectro das estratégias possíveis a desenvolver no Ensino e nas práticas profissionais da Informação, nas áreas da avaliação do desempenho e gestão, procurando contribuir para o debate sobre estes desafios prioritários. Analisa-se a evolução das experiências realizadas (consideradas como dinâmicas que são objeto de estudo diacrónico), permitindo examinar os seus contributos e procedendo à sua diferenciação e quantificação através da (meta-)avaliação interna. Foram identificadas quatro dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências em torno da sustentabilidade que indicam que o campo de intervenção da Ciência de Informação em Portugal tem vindo a consolidar as perspetivas da avaliação do desempenho, constituindo a Agenda 2030 um desafio e uma oportunidade interdisciplinar para a convergência de métricas e o desenvolvimento de competências transversais.

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Publicado

22-04-2020

Como Citar

Pinto, L. G., & Ochôa, P. (2020). Agenda 2030 e o campo de intervenção da Ciência de Informação: dinâmicas de aprendizagem, envolvimento e desenvolvimento de competências. Cadernos BAD, (2), 1–11. https://doi.org/10.48798/cadernosbad.2043

Edição

Secção

Artigos