Acesso livre ao conhecimento: a mudança do sistema de comunicação da ciência e os profissionais de informação

Autores

  • Eloy Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.48798/cadernosbad.836

Resumo

A aspiração de acesso livre à literatura científica tem crescido nos últimos anos, impulsionando o debate em torno do sistema de comunicação da ciência. Neste artigo apresentam-se os objectivos, origens e evolução do movimento do Acesso Livre ao Conhecimento. Referem-se e discutem-se as potencialidades, problemas e limitações de cada uma das vias para a sua efectivação: as revistas de acesso livre e o auto-arquivo em repositórios ou outros sistemas de acesso livre. Conclui-se abordando o papel dos profissionais de informação portugueses face à problemática do acesso à informação de ciência e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Eloy Rodrigues

Bibliotecário, é Director dos Serviços de Documentação da U. do Minho. Tem dedicado especial atenção aos aspectos relacionados com o impacto e utilização das TIC, em particular da Internet, nas bibliotecas, o desenvolvimento de bibliotecas digitais, as fontes de informação e os serviços de referência. Autor de diversos livros e artigos sobre estas temáticas, tem também participado, em alguns casos como membro das comissões científicas ou de programa, em diversas conferências e congressos nacionais e internacionais nesta área. É, presentemente, membro do Conselho Directivo Nacional da BAD, como vogal da Comissão de Formação.

Downloads

Publicado

30-06-2004

Como Citar

Rodrigues, E. (2004). Acesso livre ao conhecimento: a mudança do sistema de comunicação da ciência e os profissionais de informação. Cadernos BAD, (1). https://doi.org/10.48798/cadernosbad.836

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)